Qual o Futuro de nosso Planeta ?

Planeta Terra

Desde os anos 60 tem se tornado cada vez mais claro que nosso planeta passa por uma crise ambiental. E não se trata unicamente da poluição em áreas urbanas, a destruição das florestas tropicais ou a extinção de algumas espécies de animais, pois o atual cenário mostra uma ameaça real de sobrevivência dos seres humanos.

Durante a guerra fria, diversas nações promoveram uma corrida armamentista produzindo enormes quantidades de armas nucleares, fazendo surgir um grande perigo de extermínio de toda civilização humana de uma só vez, possibilidade que nunca existido anteriormente. A proliferação de usinas nucleares para beneficiamento de urânio radioativo para produção dessas armas ou simplesmente para produção de energia a ser usada pela população em geral deu origem ao problema do escape de radiatividade para o meio ambiente, além de gerar diariamente uma grande quantidade do perigoso lixo atômico.

Recentemente, muito se comenta sobre o acúmulo espantoso de gás carbônico na atmosfera, o que representa, entre outras coisas, uma perda da qualidade de vida dos centros urbanos por meio do efeito estufa, além de traz um risco iminente de catástrofe por meio da elevação da temperatura média do clima planetário – o tão falado aquecimento global.

Inúmeros outros problemas ambientais podem ser mencionados. Um bastante grave e cada vez mais comum é a contaminação de alimentos (cereais, frutas, verduras e carnes) por produtos químicos nocivos à saúde humana, como por exemplo: agrotóxicos, fertilizantes, hormônios e medicamentos aplicados freqüentemente no rebanho bovino, aves, entre outros animais, para que se desenvolvam mais velozmente e não sejam afetados por doenças e epidemias.

Além disso, está patente em todos os lugares a poluição das águas doces (rios, córregos, lagos etc.) e salgadas (oceanos e mares). O uso inadequado do solo tem causado a desertificação em muitas localidades. A devastação de áreas naturais por meio do desmatamento, represamento de rios e aterramento de pântanos e nascentes têm causado a extinção maciça de milhares de espécies de vegetais e animais e de tantas outras formas de vida.

Nas últimas décadas, o movimento ambientalista foi aos poucos produzindo uma consciência ecológica na humanidade de modo assimétrico, ou seja, mais rápido nas nações desenvolvidas e mais tardio nos países subdesenvolvidos.

No início do movimento ambientalista, grande parcela da população não dava atenção devida aos alertas de ecologistas e amantes da natureza, mas a cada ano que se passa a consciência ecológica cresce mais.

Agora, sabemos que todos nós fazemos parte de uma mesma “casa”, o nosso planeta Terra, o único que conhecemos com condições adequadas para manter a vida humana.

Com a tecnologia e os recursos financeiros atuais sabemos que não é possível viver na Lua, em Marte ou em qualquer outro planeta conhecido. O único lugar adequado que temos é o nosso planeta Terra, o que nos faz entender o tamanho da responsabilidade que nos cabe – garantir o uso adequado dos recursos naturais para permitir que as próximas gerações também tenham oportunidades de usufruírem deles vivendo com qualidade.

A destruição do meio ambiente pelas ações irresponsáveis do homem provoca uma perda da qualidade vida de todos os seres humanos, do presente ou do futuro, pois as condições ambientais são importantíssimas para a vida, tanto no sentido biológico quanto no social.

Não há duvidas que tratar das questões ambientais diz respeito à qualidade de vida das populações humanas, quer estejam nas cidades, no campo ou mesmo numa aldeia indígena no meio da floresta.

Pense nisso e nos ajude a lutar por um mundo melhor !!!

E-mail: salerajunior@vivoverde.com.br

15 comentários em “Qual o Futuro de nosso Planeta ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.