Bicicleta gera energia para porta USB

6

Gosta de escutar uma música em seu “iPod”, chingling ou até mesmo o seu celular acaba a bateria só em horas inoportunas? Seus problemas acabaram! O USB Bike Generator veio para resolver este tipo de problema, ele é uma bicicleta “normal” que é montado um motor de pequena produção de electricidade  no qual há um dispositivo otimizado para fornecer energia para duas portas USB.

Existem tantos eletrônicos de pequeno porte que pode ser alimentado ou carregado a partir de uma conexão USB, ele só faz uma vez que as pessoas podem querer fazer isso quando estiver andando uma bicicleta. A idéia básica para o USB Bike Generator é usar um motor de passo adequado como um gerador e um circuito regulador de tensão para manter os 5 volts necessários para as portas USB. “Eu vou te mostrar como construir este gerador e através de testes mostram que é 70% eficiente na conversão da potência do gerador para a potência necessária para a porta USB”. Veja algumas fotos:

1

2

3

4

5

Esta é a terceira revisão do projeto de gerador de bicicleta, os dois primeiros podem ser encontrados aqui e aqui, é recomendado que se você planeja construir este USB Bike Generator você pelo menos olhe como é a forma destas últimas versões, pois foram feitas juntas.

Esta terceira capitulação do projeto de gerador de bicicleta surgiu depois de ler alguns dos comentários feitos sobre os métodos realizados anteriormente. Especificamente, um comentário do membro da Ac-dc afirmou que a decisão de usar um regulador linear para ir de 30 volts a partir do gerador para 3 volts para alimentar a luz foi o melhor e 10% eficaz. A Ac-dc sugeriu que a mudança do regulador seria mais adequada para um gerador de bicicleta. “Eu não tinha idéia do que um regulador de comutação, foi assim que eu comecei a fazer algumas pesquisas e descobri que Ac-dc estava certo e que eu poderia aumentar significativamente a eficiência do sistema eletrônico que eu estava usando”.

Em sua pesquisa para a mudança de reguladores ele se deparou com esta referência a partir da Dimensão Engenharia. Eles oferecem uma boa explicação dos reguladores de switching e até mesmo vendê-los. Neste link, você pode encontrar todos os testes que foram feitos até chegar a este resultado final (em inglês).

Fonte: Instructables / Dica: @tpastorello

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

23 comentários em “Bicicleta gera energia para porta USB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.