Resex Mapuá produz brinquedo ecológico na Ilha de Marajó

Os moradores da Reserva Extrativista Mapuá, que é uma Unidade de Conservação Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), situada no município de Breves na Ilha de Marajó (PA), estão produzindo o brinquedo ecológico “traca-traca” com aproveitamento de sobras de madeira, como uma estratégia de gerar renda e divulgar o nome da Reserva.

A origem do nome traca-traca se deve ao movimento curioso que o brinquedo faz. A medida que as madeirinhas se movimentam de forma repetida uma nas outras elas produzem um som de batidas que lembra uma catraca em funcionamento.
De acordo com a professora Manuelle Spindola, coordenadora da Secretaria Municipal de Educação de Breves, “brincar é uma atividade natural para todas as crianças. O uso de jogos e brinquedos tradicionais, como o traca-traca, serve para despertar a curiosidade delas, estimulando o aprendizado e o desenvolvimento psicomotor. O traca-traca é um ótimo estímulo ao ensino da Matemática, além de servir para contar histórias e inventar os mais diversos bichos, objetos e paisagens.”
Segundo o Sr. Arlei Gonçalves, presidente da Casa Familiar Rural, “o traca-traca é um brinquedo bastante interessante. As crianças e os adultos ficam olhando e tentando descobrir o segredo dele. Todo mundo fica encantado querendo entender a mágica que faz o traca-traca funcionar. Outra vantagem é que o traca-traca é um brinquedo ecológico, pois é produzido de forma sustentável sem a necessidade de derrubar mais árvores, por que ele é feito com aproveitamento de sobras de madeira. É por isso que ele faz tanto sucesso.”
“Nós estamos produzindo o traca-traca com apoio do Instituto Chico Mendes para ser vendido diretamente para as mães e pais, e também para ser usado pelos professores e alunos nas Escolas, Creches, Igrejas, Pastoral da Criança, nos trabalhos de Pedagogia Hospitalar, e em muitos outros lugares. Quem quiser adquirir um traca-traca é só entrar em contato com os moradores da RESEX Mapuá”, destaca Arlei.
CONTATOS PARA ENCOMENDA:
Traca-traca da RESEX Mapuá – Valor R$ 3,00 (Unidade)
Arlei Gonçalves (Casa Familiar Rural de Breves) – (91): 9257-0837

Antônio “Galo” (Associação de Moradores da RESEX Mapuá) – (91): 9176-2098

2 comentários em “Resex Mapuá produz brinquedo ecológico na Ilha de Marajó

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.