Blog Action day 2009 – Mudanças Climáticas
Hoje é um dia bem especial para a blogosfera e principalmente para nós, blogueiros ambientais, que tratam dos assuntos voltados ao meio ambiente com o coração aberto para nossos leitores. No ano passado o tema central foi a pobreza, mas o VivoVerde não participou, este ano como eu disse é bem especial, o tema central são as mudanças climáticas.
O VivoVerde já vem trazendo matérias com este foco a um tempinho e gostaria de relembrar algumas das matérias mais importântes sobre este assunto:
1 – O último e mais rescente foi “E o relógio não para…” que trazia a campanha Tic Tac Tic Tac que aborda os problemas das mudanças climaticas de maneira pacífica e ainda trás um abaixo assinado para que os pedidos cheguem por meio de nossos dirigentes até Copenhaguem na COP15, que sem dúvida nenhuma, o nosso país tem tudo na mão para chegar lá e liderar ou pelo menos ser o protagonista desta reunião que poderá mudar muita coisa no mundo pelos próximos anos, tanto na economia, cultura e cotidiano.
2 – O brasil tem pasado por eventos/acontecimentos que talvez nossos avós e até mesmo bizavós nunca tiveram escutado. Foi o caso de “Carta de Priscila – Tornado no Paraná” o Sul do brasil vem contracenando com episódios muito tristes e um deles foi o tornado que atingiu os Estados do Paraná e com maior intencidade em Santa Catarina, na carta que Priscila mandou para o VivoVerde ela relata os momentos difíceis que as pessoas de sua família passaram. Além disto é apresentado sua preocupação com as tecnologias existentes naquela região e a dificuldade de passar a informação com antecedência, para que menos pessoas sofram com catástrofes como esta.
3 – Em Palmas/TO ococrreu o III Simpósio Amazônia: Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas, esta palestra apresentada no evento foi de grande valia para este dia, pois foi explicado de forma didádica, mostrando gráficos, os conceitos desta área, a atuação do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) no Brasil e ainda foi lembrado que na Conferência das Partes (COP 15) da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, espera-se que haja uma redução de 40% (2020) e 80% (2050) das emissões.
4 – Já pensou que, “Um dia a menos de trabalho pode reduzir emissões de Dióxido de Carbono (CO2)“? Foi assim que Utah, um estado americano, encontrou uma nova forma de reduzir suas emissões de CO2!!
5 – Com certeza você já parou para pensar nas “1 bilhão de pessoas que sofrem com a fome e as secas” no mundo, com certeza o uso inadequado dos recursos hídricos causa um desequilíbrio ambiental. O que se vê são secas e inundações em regiões distintas, com conseqüências sociais, econômicas e ambientais.
6 – O desmatamento é com certeza um dos “vilões”, lembrando que uma das principais causas são a venda de madeira ilegal e a criação de gado sem respeitar a legislação ambiental vigente no país, assim as queimadas estão ligadas ao desmatamento, pois é esse o destino da vegetação sem valor comercial. Com o avanço destes (é bom lembrar que o Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc dizque este ano haverá redução) aumenta ainda mais a concentração de CO2 na atmosfera, favorecendo as causas das mudanças climáticas.
7 – O SOS Mata Atlantica há um tempo atrás, em suas campanhas publicitárias (F/Nazca) na TV, lembrou que “A burocracia impede o avanço” da natureza, na matéria do blog foi um compilado de uma palestra que remetia a esta ideia, lembrando da a ECO 92 que tinha como objetivo principal buscar meios de conciliar o desenvolvimento sócio-econômico com a conservação e proteção dos ecossistemas da Terra, o UNFCCC (1992) que pedia por menos emissões de aerossóis, no qual tinha uma meta para 2000 e que foi praticamente frustrada esta meta, ainda falou sobre o FDL, Fundo de Desenvolvimento Limpo e suas burocracias.
9 – A cada dia que passa as pessoas vão se esquecendo que “O aquecimento global é uma realidade” as mudanças climáticas não são ára daqui 100, 500, 1000 anos, mas sim os momentos presentes já sentem estas diferenças. Pesquisas apontam que a região Norte e Nordeste de nosso país são/serão as regiões mais vulneráveis com as mudanças do clima. O aquecimento vai existir e o inverno vais ser mais quente, a precipitação tente a aumentar e nos períodos de seca a precipitação a diminuir. Pense … que como andam as coisas – Não teria mais Amazônia em 2100″!
10 – Você acha que não pode fazer NADA? Engana-se você – “21 ações para você fazer a sua parte“.
11 – O Programa Fantástico, exibido pela rede Globo fez uma sério brilhante sobre os fenômenos ambientais causados pelas mudanças climáticas intitulado “Vozes do clima“, vale muito a pena conferir.
12 – No início do ano a “Região Norte e Nordeste foi drasticamente afetada pelas chuvas” e você sabe porquê que estes eventos estão ocorrendo e como estão?
13 – Para quem não sabe, eu não sou muito a favor do “Greenpeace e suas ações ambientais” é claro que não se pode generalizar, com certeza algumas intenções são de grande valia para mim e para você, além das gerações futuras. tem um projeto no GreenPeace que eu sou muito fã, é o MEIA AMAZÔNIA, NÃO! que promove um baixo asssinado, contra um projeto de lei que acaba acelerando a destruição da amazônia.
14 – As doenças/epidemias também são de cunho ambiental, “Epidemias: quando a natureza alerta!” pois englobam o saneamento e a qualidade de vida das pessoas. Hoje já se vê, quem compare as epidemias com as mudanças climáticas pois podem surgir por vários motivos, desde causas naturais como as provocadas pelo contato com a água contaminada depois das estações das chuvas, tempestades ou monções. Vale lembrar também da matéria ” Saúde também é meio ambiente“.
15 – Há uma matéria sobre as mudanças climáticas com o físico Paulo Artaxo que mostra os dados do relatório do IPCC de 2007, como o aumento de temperatura da Terra é causado principalmente pela ação do homem, a relação entre eventos climáticos extremos e o aquecimento global dentre outros assuntos. Muito boa entrevista, fornecida pelo programa Invenção do Contemporâneo da emissora TV Cultura.
Estas foram algumas das matérias publicadas aqui no VivoVerde que remetem às mudanças climáticas, você também pode ver na íntegra, todas as matérias.
Já são 8938 blogs que tiveram a responsabilidade de participar hoje deste movimento, alguns assuntos ainda não foram diretamente tratados aqui no VivoVerde, como os negócios e as políticas públicas que afetam diretamente as questõs ambientais, mas que posteriormente serão tratadas com mais atenção. No Twitter @BlogActionDay você pode acompanhar as últimas novidades deste movimento mundial da blogosfera. Divirta-se e abra o olho paras as mudanças climáticas, elas estão por toda parte e você e eu somos parte fundamental nesta mudança. ]
Visite também o site da campanha Blog Action Day 2009 – Mudanças climáticas.
_________________________________________________________________
Outros posts participando do Blog Action Day 2009:
- [Blog Action Day] Eco Mouse manda seu PC pra espera com um botão [NSN]
- [Blog Action Day] Série Toxic, da Vice [NSN]
- [Blog Action Day] Toma deste lixo, que ele é seu! [Meu] [NSN]
- [Blog Action Day] Paul Watson – O Ecopirata [NSN]
- Mudanças Climáticas e O Dia Depois de Amanhã (Rato de Biblioteca)
- Blog Action Day 09 – Mudança Climática (Batata Transgênica)
- Pode ser Insuportável (Futuro do Presente)
- O que fazer com o nosso lixo? (Midiamorfose)
- Blog Action Day e o Dia do Consumo Consciente (Sam Shiraishi)
- Blog Action Day | E o que eu faço com meu lixo? (Estado e Sociedade)
- Ambiente, preservação e… (Blog do Gipo)
- O Planeta que queremos Viver (Grão de Areia pelo infinito)
Pingback: Informação Ambiental
Pingback: Informação Ambiental
Pingback: Global Alert
Pingback: Eng. Daiane Santana
Pingback: Eng. Daiane Santana
Pingback: Rato de Biblioteca » Blog Archive » Mudanças Climáticas e O Dia Depois de Amanhã
A cada momento mais blogs se manifestam, que legal isso!
Como sempre, o Vivoverde se destacando e levando informação séria e engajada. Parabéns, Daiane!
Pingback: Blog Action Day 2009 – Mudanças Climáticas Animação | Suspensa.info
Parabéns !Como sempre digo ,fico feliz em ver vcs jovens lutando pela preservação !!!!Muito legal todo o texto……bjcas bem Mimirabolantes p/ vc….com carinho,Monique
Pingback: Eng. Daiane Santana
Pingback: Global Voices Online » Post in Portuguese on Blog Action Day ‘09
Pingback: Posts in Portuguese on Blog Action Day ‘09 | Kusuyorum
Pingback: Vivo Verde » Blog Action Day 2009 – Mudanças Climáticas Animação
Pingback: Posts in Portuguese on Blog Action Day ‘09 :: Elites TV
Pingback: Global Voices em Português » Posts em Português no Blog Action Day 2009
Daiane, parabéns pela conjunção de idéias neste post, acredito que a blogosfera possa sim estar ajudando na mudança comportamental de cada cidadão, estamos pensando, agindo e relatando através de nossos posts, a essencia direcional para a mudanças de rumos, com vistas a um planeta mais saudável. É certo e cristalino que estamos sendo notados.
Altair Ramos
Pingback: Vivo Verde » Saco é um saco
Pingback: Blog Action Day e o Dia do Consumo Consciente | A Vida Como A Vida Quer
Pingback: vivoverde
Pingback: vivoverde
AQUECIMENTO GLOBAL – OS DOIS LADOS DE UMA MESMA VERDADE
Apesar do processo de Aquecimento Global estar ocorrendo, os cientistas dividem-se. Uns acreditam ser mesmo um problema grave que demanda soluções imediatas com cortes drásticos nas emissões de gases que geram o aquecimento do planeta. Outros acreditam ser menos danoso e, deste modo, poderia ter soluções menos contundentes no curto prazo. Ou seja, para os não iniciados em pesquisas científicas – a grande maioria da sociedade – as dúvidas persistem.
No Fórum Internacional de Estudos Estratégicos para Desenvolvimento Agropecuário e Respeito ao Clima recentemente realizado em São Paulo, promovido pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), foi defendida e sustentada a tese de que não há necessidade de ações urgentes em relação ao atual contexto do aquecimento global.
Neste evento não se negou o processo de Aquecimento Global. Entretanto, antes de se adotar cortes drásticos nas emissões de gases com efeito estufa (emissões de carbono) – com reflexos sobre o ritmo da economia mundial – a prioridade deva se concentrar no melhor planejamento das cidades, privilegiando as propostas racionais que não tenham custos excessivos e sem compromissos fundamentados.
Ainda no evento foi discutido que a redução das emissões de carbono é um processo de elevado custo e baixo índice de eficácia na efetiva redução do problema, e argumentou-se que o momento é de investimento em pesquisas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias de geração de energias limpas, sem a emissão de carbono.
É visível o conflito entre os cenários que antecederam a recente Conferência de Copenhagen (onde prevaleceu a divulgação de pesquisas voltadas aos cortes nas emissões) e a fase pós Conferência, em que despontaram, com grande intensidade, as pesquisas mais conservadoras em relação ao não corte das emissões como solução para o problema do Aquecimento Global.
Uma das conseqüências da discussão entre os especialistas presentes ao evento foi a vantagem brasileira na geração de energias limpas – biodiesel e etanol – o que pode garantir ao Brasil ganhos decorrentes da venda de tais produtos e tecnologia para outros países. Associado ao fato de que o uso da terra para o plantio de cana e produção de etanol não comprometeria a oferta de alimentos, e sendo um combustível renovável é uma solução ecologicamente correta de geração de energia limpa.
Outra conclusão do evento foi a necessidade de uma política integrada de agricultura, pecuária e silvicultura, que promovessem a fixação do carbono.
Entretanto, como um outro lado de uma mesma verdade, o comitê de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Comuns do Reino Unido concluiu sua investigação sobre o chamado “Climagate”, no qual os pesquisadores da Universidade de East Anglia foram acusados de manipular dados sobre Mudanças Climáticas. O Comitê referendou que não havia evidência de que os cientistas exageraram em suas conclusões, o que favorece a tese da urgente necessidade de intervenção no ambiente.
Enfim, como fica a sociedade neste contexto de opiniões opostas? Fica a espera do consenso entre os cientistas. Mas quando ocorrerá?
Para conhecer a posição da sociedade da Região da Grande Vitória frente à problemática (causas, efeitos, prós e contras) do Aquecimento Global, o Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA está realizando uma pesquisa que irá trazer dados concretos que permitam caracterizar o nível de percepção ambiental da sociedade frente a este tema..
Roosevelt S. Fernandes, M. Sc.
Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA
O segmento empresarial e as mudanças climáticas
Pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (Dez. / 2009) identificou que 97% das indústrias têm conhecimento do tema mudanças climáticas, com 33% admitindo conhecer bem o assunto. Em relação ao porte das empresas que admitem conhecer bem o tema, observa-se um equilíbrio entre as de pequeno (30,2%) e as de grande porte (36,5%), evidenciando que o conhecimento está identificado ao longo de toda a cadeia industrial.
Para 47% das empresas afetadas em relação à obrigação de reduzir as suas emissões de gases com efeito estufa, acreditam que os custos serão significativos (17,2% não souberam responder). Os setores industriais que admitem ser afetados estão o de refino de petróleo, borracha, couro, vestuário, entre outras.
No segmento industrial 69% acreditam que a preocupação com o meio ambiente é o estímulo mais representativo para que as empresas reduzam suas emissões de gases. O percentual de empresas que pretendem adotar medidas de redução das emissões passa de 42,7% no segmento das pequenas para 66,4% entre as grandes empresas. Destaque para os setores de álcool, bebidas e borracha.
A sondagem especial da CNI evidencia que 62% das indústrias que conhecem o tema mudanças climáticas já adotaram ou pretendem adotar ações que reduzam suas emissões de gases. O destaque entre as que já adotaram ações concretas fica com os setores de álcool (91,7%), borracha (80,0%) e refino de petróleo (72,7%).
Observa-se que 75% das indústrias pesquisadas reduziram ou pretendem reduzir o consumo de energia tendo como objetivo a redução de suas emissões de gases estufa. Estas ações se prendem a redução do consumo (74,9%), a substituição de fontes de energia (42,6%) seguido da instalação de equipamentos para medir e controlar as emissões (30,4%), merecendo destaque que entre as empresas que admitiram não adotarem nenhuma ação nos próximos dois anos, destaca-se a doção do processo de inventário de suas emissões, informação básica para qualquer empresa iniciar qualquer processo de intervenção em relação à redução das emissões.
Entre os fatores que levam as indústrias a atuarem em termos de redução de suas emissões tem-se: preocupação com o meio ambiente (69,2%), imagem no mercado (44,0%), exigência legal (31,4%), incentivo fiscal ou creditício (28,0%), demanda dos clientes (12,8%) e oportunidades de lucro (11,0%).
Quando perguntados a respeito do impacto sobre as empresas decorrentes das ações a serem adotadas, observa-se que a opção “não sabe” oscilou (comparativamente entre os grupos que admitem conhecer pouco e conhecer bem o problema das mudanças climáticas) entre 4,8% e 23,4%. A opção “não afeta os negócios da empresa” varia, na mesma escala de comparação, entre 24,7% e 33,8%.
Entre as ações adotadas pelas empresas tem-se: redução do consumo de energia (74,9%), substituição de fontes de energia para outras de menor nível de emissão (42,6%), instalação de equipamentos para medir e controlar as emissões (30,4%), desenvolvimento de projetos que compensem as emissões (24,3%), estímulo aos fornecedores para que reduzam suas emissões (21,9%), elaboração de inventário de suas emissões (19,4%) e financiamento de ações desenvolvidas por terceiros (2,8%).
No fim de Maio para saber o que a sociedade da Grande Vitória pensa a respeito desse mesmo tema, pesquisa desenvolvida pelo Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental, que trará informações importantes para melhor conhecer o cenário das mudanças climáticas.
Roosevelt S. Fernandes
Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA SOCIEDADE – REGIÃO
DA GRANDE VITÓRIA (ES) – FRENTE À PROBLEMÁTICA DAS
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Pesquisa estruturada e desenvolvida pelo Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA
Coordenador do NEPA: Roosevelt S. Fernandes, M. Sc.
roosevelt@ebrnet.com.br
Apoio para desenvolvimento da pesquisa: Brasitália Mineradora Espírito Santense
Perg. 1 – Igreja/Nível Social:
Frequency Percent
Católica A 240 25,0
Católica B 240 25,0
Evangélica A 240 25,0
Evangélica B 240 25,0
Total 960 100,0
Perg. 1.1 – Idade:
Frequency Percent
14 3 ,3
15 51 5,3
16 59 6,1
17 72 7,5
18 65 6,8
19 26 2,7
20 22 2,3
21 25 2,6
22 20 2,1
23 22 2,3
24 28 2,9
25 25 2,6
26 20 2,1
27 19 2,0
28 19 2,0
29 15 1,6
30 27 2,8
31 12 1,3
32 19 2,0
33 14 1,5
34 23 2,4
35 14 1,5
36 9 ,9
37 18 1,9
38 16 1,7
39 11 1,1
40 11 1,1
41 21 2,2
42 14 1,5
43 12 1,3
44 16 1,7
45 12 1,3
46 15 1,6
47 13 1,4
48 9 ,9
49 12 1,3
50 14 1,5
51 15 1,6
52 10 1,0
53 8 ,8
54 6 ,6
55 13 1,4
56 6 ,6
57 8 ,8
58 8 ,8
59 5 ,5
60 13 1,4
61 8 ,8
62 6 ,6
63 9 ,9
64 5 ,5
65 4 ,4
66 8 ,8
67 4 ,4
68 4 ,4
70 7 ,7
71 1 ,1
72 4 ,4
73 1 ,1
76 4 ,4
Total 960 100,0
Perg. 1.2 – Sexo:
Frequency Percent
Não respondeu 4 ,4
Masculino 400 41,7
Feminino 556 57,9
Total 960 100,0
Perg. 1.3 – Município:
Frequency Percent
Vitória 240 25,0
Vila Velha 240 25,0
Serra 240 25,0
Cariacica 240 25,0
Total 960 100,0
Perg. 1.4 – Estado Civil:
Frequency Percent
Não respondeu 10 1,0
Casada/o 418 43,5
Solteira/o 460 47,9
Outro 72 7,5
Total 960 100,0
Perg. 1.5 – Religião:
Frequency Percent
Católico 480 50,0
Evangélico 480 50,0
Total 960 100,0
Perg. 1.6 – Cor:
Frequency Percent
Não respondeu 14 1,5
Branca 437 45,5
Negra 156 16,3
Parda 315 32,8
Amarela 38 4,0
Total 960 100,0
Perg. 1.7 – Nível de Renda Pessoal:
Frequency Percent
Não respondeu 10 1,0
No momento estou desempregado 283 29,5
Abaixo de R$ 500,00 88 9,2
Entre R$ 501,00 a R$ 1.000,00 225 23,4
Entre R$ 1.001,00 e R$ 2.000,00 148 15,4
Entre R$ 2.001,00 e R$ 3.000,00 84 8,8
Entre R$ 3.001,00 e R$ 4.000,00 57 5,9
Entre R$ 4.001,00 e R$ 5.000,00 32 3,3
Acima de R$ 5.001,00 33 3,4
Total 960 100,0
Perg. 1.8 – Nível de Instrução:
Frequency Percent
Não respondeu 4 ,4
Não tenho estudo 17 1,8
Primeiro grau incompleto 96 10,0
Primeiro grau completo 50 5,2
Segundo grau incompleto 177 18,4
Segundo grau completo 290 30,2
Terceiro grau incompleto 174 18,1
Terceiro grau completo 89 9,3
Pós graduado 63 6,6
Total 960 100,0
Perg. 1.9 – Leitura de jornais/revistas:
Frequency Percent
Não respondeu 12 1,3
Somente leio às vezes 417 43,4
Leio Regularmente 462 48,1
Não tenho costume de ler jornais e revistas 69 7,2
Total 960 100,0
Perg. 1.10 – Assiste TV:
Frequency Percent
Não respondeu 17 1,8
Às vezes 350 36,5
Regularmente 560 58,3
Não tenho costume 33 3,4
Total 960 100,0
Perg. 1.11 – Cite o nome de um político capixava que mais tem demonstrado envolvimento com os assuntos ligados à temática das Mudanças Climáticas:
Frequency Percent
Não respondeu
Respondeu
Observação: a relação de nomes explicitados e as respectivas freqüências de citação são apresentados em tabela
em separado.
Perg. 1.12 – Já participou de alguma “Audiência Pública” convocada por um órgão ambiental para discutir problemas relacionados ao Meio Ambiente:
Frequency Percent
Não respondeu 3 ,3
Sim 89 9,3
Não 853 88,9
Não sei o que é uma “Audiência Pública” 15 1,6
Total 960 100,0
Perg. 1.13 – Já participou, no município onde você mora, de alguma atividade (reunião da comunidade, palestra, mutirão, etc.) ligada ao Meio Ambiente:
Frequency Percent
Não respondeu 2 ,2
Não 415 43,2
Não, mas gostaria 381 39,7
Sim 162 16,9
Total 960 100,0
Perg. 2.1.1 – Em relação a cada um dos termos abaixo relacionados, diga o seu nível de conhecimento em relação a cada um deles: Biodiversidade
Frequency Percent
Não respondeu 12 1,3
Não sei o que é 110 11,5
Já ouvi falar, mas não sei o que é 227 23,6
Sei o que é 611 63,6
Total 960 100,0
Perg. 2.1.2 – Em relação a cada um dos termos abaixo relacionados, diga o seu nível de conhecimento em relação a cada um deles: Metano
Frequency Percent
Não respondeu 15 1,6
Não sei o que é 163 17,0
Já ouvi falar, mas não sei o que é 286 29,8
Sei o que é 496 51,7
Total 960 100,0
Perg. 2.1.3 – Em relação a cada um dos termos abaixo relacionados, diga o seu nível de conhecimento em relação a cada um deles: Efeito Estufa
Frequency Percent
Não respondeu 18 1,9
Não sei o que é 51 5,3
Já ouvi falar, mas não sei o que é 111 11,6
Sei o que é 780 81,3
Total 960 100,0
Perg. 2.1.4 – Em relação a cada um dos termos abaixo relacionados, diga o seu nível de conhecimento em relação a cada um deles: Mudanças Climáticas
Frequency Percent
Não respondeu 17 1,8
Não sei o que é 39 4,1
Já ouvi falar, mas não sei o que é 91 9,5
Sei o que é 813 84,7
Total 960 100,0
Perg. 2.1.5 – Em relação a cada um dos termos abaixo relacionados, diga o seu nível de conhecimento em relação a cada um deles: Crédito de Carbono
Frequency Percent
Não respondeu 24 2,5
Não sei o que é 406 42,3
Já ouvi falar, mas não sei o que é 280 29,2
Sei o que é 250 26,0
Total 960 100,0
Perg. 2.1.6 – Em relação a cada um dos termos abaixo relacionados, diga o seu nível de conhecimento em relação a cada um deles: Chuva Ácida
Frequency Percent
Não respondeu 17 1,8
Não sei o que é 195 20,3
Já ouvi falar, mas não sei o que é 193 20,1
Sei o que é 555 57,8
Total 960 100,0
Perg. 2.1.7 – Em relação a cada um dos termos abaixo relacionados, diga o seu nível de conhecimento em relação a cada um deles: Agenda 21
Frequency Percent
Não respondeu 15 1,6
Não sei o que é 635 66,1
Já ouvi falar, mas não sei o que é 152 15,8
Sei o que é 158 16,5
Total 960 100,0
Perg. 2.1.8 – Em relação a cada um dos termos abaixo relacionados, diga o seu nível de conhecimento em relação a cada um deles: Dióxido de Carbono
Frequency Percent
Não respondeu 18 1,9
Não sei o que é 159 16,6
Já ouvi falar, mas não sei o que é 198 20,6
Sei o que é 585 60,9
Total 960 100,0
Perg. 2.1.9 – Em relação a cada um dos termos abaixo relacionados, diga o seu nível de conhecimento em relação a cada um deles: Clorofluorcarbonos
Frequency Percent
Não respondeu 20 2,1
Não sei o que é 348 36,3
Já ouvi falar, mas não sei o que é 241 25,1
Sei o que é 351 36,6
Total 960 100,0
Perg. 2.1.10 – Em relação a cada um dos termos abaixo relacionados, diga o seu nível de conhecimento em relação a cada um deles: Aquecimento Global
Frequency Percent
Não respondeu 18 1,9
Não sei o que é 30 3,1
Já ouvi falar, mas não sei o que é 92 9,6
Sei o que é 820 85,4
Total 960 100,0
Perg. 2.1.11 – Em relação a cada um dos termos abaixo relacionados, diga o seu nível de conhecimento em relação a cada um deles: Biocombustíveis
Frequency Percent
Não respondeu 13 1,4
Não sei o que é 69 7,2
Já ouvi falar, mas não sei o que é 167 17,4
Sei o que é 711 74,1
Total 960 100,0
Perg. 2.1.12 – Em relação a cada um dos termos abaixo relacionados, diga o seu nível de conhecimento em relação a cada um deles: Camada de Ozônio
Frequency Percent
Não respondeu 19 2,0
Não sei o que é 94 9,8
Já ouvi falar, mas não sei o que é 134 14,0
Sei o que é 713 74,3
Total 960 100,0
Perg. 2.1.13 – Em relação a cada um dos termos abaixo relacionados, diga o seu nível de conhecimento em relação a cada um deles: Desenvolvimento Sustentável
Frequency Percent
Não respondeu 15 1,6
Não sei o que é 91 9,5
Já ouvi falar, mas não sei o que é 187 19,5
Sei o que é 667 69,5
Total 960 100,0
Perg. 2.2 – Das opções abaixo, que visam esclarecer as causas das Mudanças Climáticas, qual delas você escolheria:
Frequency Percent
Não respondeu 23 2,4
Atividades humanas são responsáveis pela mudança Climática 672 70,0
As mudanças climáticas decorrem de causas não humanas 47 4,9
Não se sabe exatamente a causa das mudanças climáticas 89 9,3
Os países desenvolvidos inventaram essa estória 19 2,0
Há exagero e opiniões contrárias em relação às Mudanças 54 5,6
Não tenho condições de opinar 56 5,8
Total 960 100,0
Perg. 2.3 – “A atmosfera da Terra está recebendo a contribuição de milhões de toneladas de gases de efeito estufa que estavam armazenados dentro da Terra logo é de se esperar que a natureza esteja reagindo às novas condições”. Concorda?
Frequency Percent
Não respondeu 19 2,0
Não concordo 84 8,8
Concordo Parcialmente 387 40,3
Concordo Plenamente 384 40,0
Não tenho opinião 86 9,0
Total 960 100,0
Perg. 2.4 – “Os países ricos não preservaram suas florestas (as usaram de forma a gerar lucros), mas agora querem nos convencer que devemos preservar as nossas”. Concorda?
Frequency Percent
Não respondeu 22 2,3
Não concordo 143 14,9
Concordo Parcialmente 388 40,4
Concordo Plenamente 328 34,2
Não tenho opinião 79 8,2
Total 960 100,0
Perg. 2.5 – A OMS classificou como pandemia a incidência do vírus H1N1, porém resultados até hoje registrados não mostram a plenitude dos efeitos esperados, o que leva a suspeita de que alguns cientistas exageraram sobre a gravidade da doença”. Concorda?
Frequency Percent
Não respondeu 16 1,7
Não concordo 224 23,3
Concordo Parcialmente 422 44,0
Concordo Plenamente 150 15,6
Não tenho opinião 148 15,4
Total 960 100,0
Perg. 2.6 – “Como os cientistas dizem que podem prever o clima dentro de 50 anos se não são capazes de prever com exatidão a chuva de amanhã”? Concorda?
Frequency Percent
Não respondeu 21 2,2
Não concordo 207 21,6
Concordo Parcialmente 287 29,9
Concordo Plenamente 370 38,5
Não tenho opinião 75 7,8
Total 960 100,0
Perg. 2.7 – “Uma pesquisa mostrou que mais de 80% dos norte-americanos entrevistados se disseram dispostos a mudar seu modo de vida e a limitar seu consumo em favor do meio ambiente”. Concorda?
Frequency Percent
Não respondeu 19 2,0
Não concordo 245 25,5
Concordo Parcialmente 292 30,4
Concordo Plenamente 254 26,5
Não tenho opinião 150 15,6
Total 960 100,0
Perg. 2.8 – Como você avalia a citação: “Uma pesquisa indicou que quatro em cada cinco brasileiros (80%) acham que é preciso proteger o meio ambiente ainda que à custa de uma redução do crescimento econômico e da perda de empregos”. Concorda?
Frequency Percent
Não respondeu 15 1,6
Não concordo 335 34,9
Concordo Parcialmente 334 34,8
Concordo Plenamente 187 19,5
Não tenho opinião 89 9,3
Total 960 100,0
Perg. 2.9 – Como você avalia a citação: “Dos brasileiros pesquisados 90% deles consideraram o aquecimento global como um problema muito sério”. Concorda?
Frequency Percent
Não respondeu 14 1,5
Não concordo 49 5,1
Concordo Parcialmente 210 21,9
Concordo Plenamente 649 67,6
Não tenho opinião 38 4,0
Total 960 100,0
Perg. 2.10 – Como você avalia a participação da mídia (TVs, jornais, revistas, etc) em relação ao processo de esclarecimento a sociedade de assuntos relacionados as Mudanças Climáticas. Concorda?
Frequency Percent
Não respondeu 18 1,9
Divulgam, mas de uma forma não muito fácil de entender 181 18,9
Divulgam, mas usam uma terminologia muito técnica 217 22,6
Divulgam uma coisa em um dia e no seguinte dizem o contrário 93 9,7
Divulga muito pouco tendo em conta a importância do assunto 424 44,2
Não divulgam nada 27 2,8
Total 960 100,0
Perg. 2.11 – No que diz respeito à atuação do Poder Público (Governos Federal, Estaduais e Municipais) em relação às ações ligadas ao Meio Ambiente, qual sua avaliação:
Frequency Percent
Não respondeu 19 2,0
A ação do Poder Público é muito boa 19 2,0
A ação do Poder Público é razoável 169 17,6
A ação do Poder Público é fraca 463 48,2
A ação do poder é muito fraca 290 30,2
Total 960 100,0
Perg. 2.12 – “82% dos entrevistados em uma dada pesquisa acreditam que as instituições educacionais não fornecem as habilidades e conhecimentos para preparar os profissionais que ingressarão no mercado, em relação aos desafios impostos pelo meio ambiente. Concorda?
Frequency Percent
Não respondeu 23 2,4
Não concordo 143 14,9
Concordo Parcialmente 429 44,7
Concordo Plenamente 232 24,2
Não tenho opinião 133 13,9
Total 960 100,0
Perg. 2.13 – Você conhece alguma Organização Não Governamental (ONG) que tenha finalidade voltada ao Meio Ambiente e que atue no município onde você mora?
Frequency Percent
Não respondeu 20 2,1
Não 857 89,3
Sim. Neste caso, diga o nome dela: 47 4,9
Não sei o que é uma ONG ambiental 36 3,8
Total 960 100,0
Perg. 2.14 – Como avalia a qualidade de vida do município onde você mora?
Frequency Percent
Não respondeu 23 2,4
Ótima 55 5,7
Boa 289 30,1
Regular 365 38,0
Ruim 132 13,8
Péssima 93 9,7
Não sei o que é “qualidade de vida” 3 ,3
Total 960 100,0
Perg. 2.15 – Como você avalia a citação: “O aquecimento não causará a desertificação das florestas tropicais, ao contrário. A tendência, no caso da mata Atlântica e da Amazônia, é que elas cresçam”.
Frequency Percent
Não respondeu 24 2,5
Não concordo 700 72,9
Concordo Parcialmente 180 18,8
Concordo Plenamente 56 5,8
Total 960 100,0
Perg. 2.16 – Como você avalia, no Brasil, a utilização de parte dos recursos da ampliação da exploração das novas reservas de petróleo (Pré Sal) no combate (Fundo Nacional sobre Mudança do Clima) às ações decorrentes das Mudanças Climáticas.
Frequency Percent
Não respondeu 42 4,4
Incoerente, o petróleo redunda nas mudanças climáticas 260 27,1
Incoerente, contrária à posição brasileira nos fóruns 333 34,7
Correto. Brasil e mundo precisam de petróleo 110 11,5
Correto. O Brasil precisa de recursos financeiros 178 18,5
Correto. Brasil não deve levar em conta opinião de terceiros 37 3,9
Total 960 100,0
Perg. 2.17 – Cientistas afirmam que alterações de temperatura registradas no planeta são decorrentes das mudanças climáticas e são unânimes em dizer que o aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera modifica o clima da Terra. Concorda?
Frequency Percent
Não respondeu 37 3,9
Não concordo 80 8,3
Concordo Parcialmente 398 41,5
Concordo Plenamente 312 32,5
Não tenho opinião 133 13,9
Total 960 100,0
Perg. 2.18 – Você tem costume de acessar sites ligados à temática ambiental?
Frequency Percent
Não respondeu 26 2,7
Não tenho acesso a computador 183 19,1
Tenho computador, mas não acesso 699 72,8
Acesso. Cite o nome do site citado: 52 5,4
Total 960 100,0
Perg. 2.19 – As empresas privadas têm apoiado iniciativas relacionadas ao meio ambiente no município onde você mora?
Frequency Percent
Não respondeu 28 2,9
Totalmente 39 4,1
Parcialmente 324 33,8
Não 259 27,0
Não sei responder 310 32,3
Total 960 100,0
Perg. 2.20 – Dos segmentos relacionados a seguir, indique aquele que mais consome água
Frequency Percent
Não respondeu 18 1,9
Abastecimento Público 291 30,3
Agricultura 103 10,7
Comércio 14 1,5
Pecuária 11 1,1
Indústria 220 22,9
Não há grande diferença entre os segmentos 142 14,8
Não sei responder 161 16,8
Total 960 100,0
Perg. 2.21 – Se cada morador do seu município tivesse de separar seu próximo lixo (vidro, plástico, restos de comida, etc) você acredita que:
Frequency Percent
Não respondeu 23 2,4
Ninguém separaria, pois dá muito trabalho 119 12,4
Só alguns separariam 343 35,7
Todos separariam 32 3,3
As pessoas só fariam se houvesse uma lei que obrigasse 329 34,3
Não fariam, pois a Prefeitura não faria a coleta separada 114 11,9
Total 960 100,0
Perg. 2.22.1 – De quem é a responsabilidade de cuidar / zelar pelo meio ambiente: Governo Federal?
Frequency Percent
Sim 515 53,6
Não 445 46,4
Total 960 100,0
Perg. 2.22.2 – De quem é a responsabilidade de cuidar / zelar pelo meio ambiente: Governo Estadual?
Frequency Percent
Sim 463 48,2
Não 497 51,8
Total 960 100,0
Perg. 2.22.3 – De quem é a responsabilidade de cuidar / zelar pelo meio ambiente: Governo Municipal?
Frequency Percent
Sim 538 56,0
Não 422 44,0
Total 960 100,0
Perg. 2.22.4 – De quem é a responsabilidade de cuidar / zelar pelo meio ambiente: Sociedade?
Frequency Percent
Sim 787 82,0
Não 173 18,0
Total 960 100,0
Perg. 2.22.5 – De quem é a responsabilidade de cuidar / zelar pelo meio ambiente: Órgãos Ambientais?
Frequency Percent
Sim 448 46,7
Não 512 53,3
Total 960 100,0
Perg. 2.22.6 – De quem é a responsabilidade de cuidar / zelar pelo meio ambiente: ONGs ambientalistas?
Frequency Percent
Sim 335 34,9
Não 625 65,1
Total 960 100,0
Perg. 2.23 – Na sua casa os assuntos relacionados ao meio ambiente são tratados:
Frequency Percent
Não respondeu 19 2,0
Com muita frequência 75 7,8
Quase sempre 140 14,6
Poucas vezes 577 60,1
Nunca 149 15,5
Total 960 100,0
Perg. 2.24.1 – Entre os temas ambientais relacionados a seguir, qual você gostaria de receber maiores informações: Reciclagem
Frequency Percent
Sim 345 35,9
Não 615 64,1
Total 960 100,0
Perg. 2.24.2 – Entre os temas ambientais relacionados a seguir, qual você gostaria de receber maiores informações: Emissões de CO2/Efeito Estufa
Frequency Percent
Sim 195 20,3
Não 765 79,7
Total 960 100,0
Perg. 2.24.3 – Entre os temas ambientais relacionados a seguir, qual você gostaria de receber maiores informações: Aquecimento Global
Frequency Percent
Sim 355 37,0
Não 605 63,0
Total 960 100,0
Perg. 2.24.4 – Entre os temas ambientais relacionados a seguir, qual você gostaria de receber maiores informações: Mudanças Climáticas
Frequency Percent
Sim 284 29,6
Não 676 70,4
Total 960 100,0
Perg. 2.24.5 – Entre os temas ambientais relacionados a seguir, qual você gostaria de receber maiores informações: Consumo Sustentável
Frequency Percent
Sim 344 35,8
Não 616 64,2
Total 960 100,0
Perg. 2.24.6 – Entre os temas ambientais relacionados a seguir, qual você gostaria de receber maiores informações: Uso Racional da Água
Frequency Percent
Sim 285 29,7
Não 675 70,3
Total 960 100,0
Perg. 2.24.7 – Entre os temas ambientais relacionados a seguir, qual você gostaria de receber maiores informações: Poluição do ar
Frequency Percent
Sim 196 20,4
Não 764 79,6
Total 960 100,0
Perg. 2.24.8 – Entre os temas ambientais relacionados a seguir, qual você gostaria de receber maiores informações: Poluição das águas
Frequency Percent
Sim 238 24,8
Não 722 75,2
Total 960 100,0
Perg. 2.24.9 – Entre os temas ambientais relacionados a seguir, qual você gostaria de receber maiores informações: Crescimento da população
Frequency Percent
Sim 216 22,5
Não 744 77,5
Total 960 100,0
Perg. 2.24.10 – Entre os temas ambientais relacionados a seguir, qual você gostaria de receber maiores informações: Pobreza
Frequency Percent
Sim 200 20,8
Não 760 79,2
Total 960 100,0
Perg. 2.24.11 – Entre os temas ambientais relacionados a seguir, qual você gostaria de receber maiores informações: Outro assunto. Qual:
Frequency Percent
Sim 40 4,2
Não 920 95,8
Total 960 100,0
Perg. 2.25 – Nos últimos dois anos você fez algum curso, participou de algum evento ou palestra, atividade ou programa que fossem dirigidos especificamente relacionados ao Meio Ambiente?
Frequency Percent
Não respondeu 36 3,8
Não 706 73,5
Sim – Relacionado à mudança climática/outro tema ambiental 218 22,7
Total 960 100,0
Perg. 2.26 – Em que mês se comemora a Semana Nacional do Meio Ambiente?
Frequency Percent
Não respondeu 164 17,1
Janeiro 32 3,3
Março 99 10,3
Junho 293 30,5
Agosto 149 15,5
Dezembro 26 2,7
Nenhum dos meses acima 197 20,5
Total 960 100,0
Perg. 2.27 – As associações comunitárias do município onde você mora têm demonstrado preocupação com a discussão dos problemas ambientais que afetam a comunidade?
Frequency Percent
Não respondeu 28 2,9
Sim, com frequência 35 3,6
Às vezes 175 18,2
Não 280 29,2
Não conheço as associações comunitárias locais 384 40,0
Não há na comunidade uma liderança comunitária definida 58 6,0
Total 960 100,0
Perg. 2.28 – Tendo em conta a citação a seguir, qual a sua escolha: “No conflito entre crescimento econômico e desenvolvimento sustentável, de que lado você fica?”
Frequency Percent
Não respondeu 31 3,2
Totalmente do lado do desenvolvimento econômico 38 4,0
Totalmente do lado do desenvolvimento sustentável 266 27,7
Minha posição depende da análise de cada situação 306 31,9
Não há como ter desenv. sustent. se o objetivo é o econômico 106 11,0
Nem um, nem outro 54 5,6
Não sei responder 159 16,6
Total 960 100,0
Perg. 2.29 – No seu dia-a-dia (residência, escola, trabalho, etc) já identificou alguma ação que poderia fazer (ou sugerir que fosse feita), de modo a contribuir de forma positiva para o Meio Ambiente?
Frequency Percent
Não respondeu 32 3,3
Não 496 51,7
Sim. Qual? 169 17,6
Sim, mas ainda não consegui convencer os outros a adotá-la 263 27,4
Total 960 100,0
Perg. 2.30 – Você se interessa por assuntos relacionados com Meio Ambiente?
Frequency Percent
Não respondeu 26 2,7
Sim 406 42,3
Às vezes 424 44,2
Apenas por alguns assuntos. Cite um deles: 22 2,3
Não 82 8,5
Total 960 100,0
Perg. 2.31 – Qual a sua opinião quanto ao poder da sociedade em reverter o problema decorrente das Mudanças Climáticas
Frequency Percent
Não respondeu 37 3,9
A sociedade tem pouco poder 122 12,7
A sociedade tem pouco poder, mas deve lutar para ser ouvida 440 45,8
A sociedade tem pouco poder e não será ouvida 161 16,8
A sociedade tem poder, mas não influencia em nada 111 11,6
Não sei opinar 89 9,3
Total 960 100,0
Perg. 2.32 – Escolha apenas uma das opções abaixo. Considero que as indústrias:
Frequency Percent
Não respondeu 28 2,9
Investem no Meio Ambiente e procuram cumprir as normas 64 6,7
Investem no Meio Ambiente, mas continuam a causar poluição 283 29,5
Não investem no Meio Ambiente e não cumprem as normas 122 12,7
Omitem informações sobre danos que causam no Meio Ambiente 226 23,5
Precisam ter apoio do Governo para resolver problemas 36 3,8
Deveriam utilizar os lucros na solução dos problemas 201 20,9
Total 960 100,0
Perg. 2.33 – Escolha uma das opções abaixo. Considero que o Governo (Federal, Estaduais e Municipais):
Frequency Percent
Não respondeu 24 2,5
Investem no Meio Ambiente e procuram cumprir as normas 72 7,5
Investem no Meio Ambiente, mas ainda causam poluição 386 40,2
Não investem no Meio Ambiente e não cumprem as normas 164 17,1
Não investem, nem atuam e não cumprem as normas 274 28,5
Não investem, pois não precisa atender às exigências 40 4,2
Total 960 100,0
Perg. 2.34 – Escolha apenas uma opção abaixo. Você acha que pode haver desenvolvimento econômico e social sem efeitos sobre o Meio Ambiente?
Frequency Percent
Não respondeu 24 2,5
Sim, em todos os casos 156 16,3
Sim, mas há exceções 450 46,9
Não. Os impactos são o preço a ser pago pela sociedade 231 24,1
Não. Os impactos são inerentes ao processo de desenvolv. 69 7,2
O conceito de desenvolvimento não está ligado à problemática 30 3,1
Total 960 100,0
Perg. 2.35.1 – Em sua opinião, entre os itens abaixo marque aqueles (um ou mais) que são prováveis efeitos das Mudanças Climáticas: Aumento de eventos climáticos extremos
Frequency Percent
Sim 459 47,8
Não 501 52,2
Total 960 100,0
Perg. 2.35.2 – Em sua opinião, entre os itens abaixo marque aqueles (um ou mais) que são prováveis efeitos das Mudanças Climáticas: Elevação do nível do mar
Frequency Percent
Sim 576 60,0
Não 384 40,0
Total 960 100,0
Perg. 2.35.3 – Em sua opinião, entre os itens abaixo marque aqueles (um ou mais) que são prováveis efeitos das Mudanças Climáticas: Derretimento da cobertura de gelo
Frequency Percent
Sim 638 66,5
Não 322 33,5
Total 960 100,0
Perg. 2.35.4 – Em sua opinião, entre os itens abaixo marque aqueles (um ou mais) que são prováveis efeitos das Mudanças Climáticas: Redução da disponibilidade de recursos hídricos
Frequency Percent
Sim 355 37,0
Não 605 63,0
Total 960 100,0
Perg. 2.35.5 – Em sua opinião, entre os itens abaixo marque aqueles (um ou mais) que são prováveis efeitos das Mudanças Climáticas: Mudanças nos ecossistemas
Frequency Percent
Sim 570 59,4
Não 390 40,6
Total 960 100,0
Perg. 2.35.6 – Em sua opinião, entre os itens abaixo marque aqueles (um ou mais) que são prováveis efeitos das Mudanças Climáticas: Desertificação
Frequency Percent
Sim 444 46,3
Não 516 53,8
Total 960 100,0
Perg. 2.35.7 – Em sua opinião, entre os itens abaixo marque aqueles (um ou mais) que são prováveis efeitos das Mudanças Climáticas: Influência na Agricultura
Frequency Percent
Sim 326 34,0
Não 634 66,0
Total 960 100,0
Perg. 2.35.8 – Em sua opinião, entre os itens abaixo marque aqueles (um ou mais) que são prováveis efeitos das Mudanças Climáticas: Influência na saúde e bem estar da população
Frequency Percent
Sim 362 37,7
Não 598 62,3
Total 960 100,0
Perg. 2.35.9 – Em sua opinião, entre os itens abaixo marque aqueles (um ou mais) que são prováveis efeitos das Mudanças Climáticas: Não haverá efeitos decorrentes das mudanças climáticas
Frequency Percent
Sim 16 1,7
Não 944 98,3
Total 960 100,0
Perg. 2.35.10 – Em sua opinião, entre os itens abaixo marque aqueles (um ou mais) que são prováveis efeitos das Mudanças Climáticas: Não sei responder
Frequency Percent
Sim 67 7,0
Não 893 93,0
Total 960 100,0
A reprodução, citação ou uso de qualquer dos dados constantes dessa
pesquisa poderá ser realizada após a prévia
aprovação do NEPA
Pingback: Blog Action Day 2009 – Mudanças Climáticas | Irradiando Luz