Blog Action day 2009 – Mudanças Climáticas

topoblogactionday

Hoje é um dia bem especial para a blogosfera e principalmente para nós, blogueiros ambientais, que tratam dos assuntos voltados ao meio ambiente com o coração aberto para nossos leitores. No ano passado o tema central foi a pobreza, mas o VivoVerde não participou, este ano como eu disse é bem especial, o tema central são as mudanças climáticas.

O VivoVerde já vem trazendo matérias com este foco a um tempinho e gostaria de relembrar algumas das matérias mais importântes sobre este assunto:

1 – O último e mais rescente foi “E  o relógio não para…” que trazia a campanha Tic Tac Tic Tac que aborda os problemas das mudanças climaticas de maneira pacífica e ainda trás um abaixo assinado para que os pedidos cheguem por meio de nossos dirigentes até Copenhaguem na COP15, que sem dúvida nenhuma, o nosso país tem tudo na mão para chegar lá e liderar ou pelo menos ser o protagonista desta reunião que poderá mudar muita coisa no mundo pelos próximos anos, tanto na economia, cultura e cotidiano.

2 – O brasil tem pasado por eventos/acontecimentos que talvez nossos avós e até mesmo bizavós nunca tiveram escutado. Foi o caso de “Carta de Priscila – Tornado no Paraná” o Sul do brasil vem contracenando com episódios muito tristes e um deles foi o tornado que atingiu os Estados do Paraná e com maior intencidade em Santa Catarina, na carta que Priscila mandou para o VivoVerde ela relata os momentos difíceis que as pessoas de sua família passaram. Além disto é apresentado sua preocupação com as tecnologias existentes naquela região e a dificuldade de passar a informação com antecedência, para que menos pessoas sofram com catástrofes como esta.

3 – Em Palmas/TO ococrreu o III Simpósio “Amazônia: Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas”, esta palestra apresentada no evento foi de grande valia para este dia, pois foi explicado de forma didádica, mostrando gráficos, os conceitos desta área, a atuação do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) no Brasil e ainda foi lembrado que na  Conferência das Partes (COP 15) da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, espera-se que haja uma redução de 40% (2020) e 80% (2050) das emissões.

4 – Já pensou que, “Um dia a menos de trabalho pode reduzir emissões  de Dióxido de Carbono (CO2)“? Foi assim que Utah, um estado americano, encontrou uma nova forma de reduzir suas emissões de CO2!!

5 – Com certeza você já parou para pensar nas “1 bilhão de pessoas que sofrem com a fome e as secas” no mundo, com certeza o uso inadequado dos recursos hídricos causa um desequilíbrio ambiental. O que se vê são secas e inundações em regiões distintas, com conseqüências sociais, econômicas e ambientais.

6 – O desmatamento é com certeza um dos “vilões”, lembrando que uma das principais causas são a venda de madeira ilegal e a criação de gado sem respeitar a legislação ambiental vigente no país, assim as queimadas estão ligadas ao desmatamento, pois é esse o destino da vegetação sem valor comercial. Com o avanço destes (é bom lembrar que o Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc dizque este ano haverá redução) aumenta ainda mais a concentração de CO2 na atmosfera, favorecendo as causas das mudanças climáticas.

7 – O SOS Mata Atlantica há um tempo atrás, em suas campanhas publicitárias (F/Nazca) na TV, lembrou que “A burocracia impede o avanço” da natureza, na matéria do blog foi um compilado de uma palestra que remetia a esta ideia, lembrando da a ECO 92 que tinha como objetivo principal buscar meios de conciliar o desenvolvimento sócio-econômico com a conservação e proteção dos ecossistemas da Terra, o UNFCCC (1992) que pedia por menos emissões de aerossóis, no qual tinha uma meta para 2000 e que foi praticamente frustrada esta meta, ainda falou sobre o FDL, Fundo de Desenvolvimento Limpo e suas burocracias.

9 – A cada dia que passa as pessoas vão se esquecendo que “O aquecimento global é uma realidade” as mudanças climáticas não são ára daqui 100, 500, 1000 anos, mas sim os momentos presentes já sentem estas diferenças. Pesquisas apontam que a região Norte e Nordeste de nosso país são/serão as regiões mais vulneráveis com as mudanças do clima. O aquecimento vai existir e o inverno vais ser mais quente, a precipitação tente a aumentar e nos períodos de seca a precipitação a diminuir. Pense … que como andam as coisas – “Não teria mais Amazônia em 2100″!

10 – Você acha que não pode fazer NADA? Engana-se você – “21 ações para você fazer a sua parte“.

11 – O Programa Fantástico, exibido pela rede Globo fez uma sério brilhante sobre os fenômenos ambientais causados pelas mudanças climáticas intitulado “Vozes do clima“, vale muito a pena conferir.

12 – No início do ano a “Região Norte e  Nordeste foi drasticamente afetada pelas chuvas” e você sabe porquê que estes eventos estão ocorrendo e como estão?

13 – Para quem não sabe, eu não sou muito a favor do “Greenpeace e suas ações ambientais” é claro que não se pode generalizar, com certeza algumas intenções são de grande valia para mim e para você, além das gerações futuras. tem um projeto no GreenPeace que eu sou muito fã, é o MEIA AMAZÔNIA, NÃO! que promove um baixo asssinado, contra um projeto de lei que acaba acelerando a destruição da amazônia.

14 – As doenças/epidemias também são de cunho ambiental, “Epidemias: quando a natureza alerta!” pois englobam o saneamento e a qualidade de vida das pessoas. Hoje já se vê, quem compare as epidemias com as mudanças climáticas pois podem surgir por vários motivos, desde causas naturais como as provocadas pelo contato com a água contaminada depois das estações das chuvas, tempestades ou monções. Vale lembrar também da matéria ” Saúde também é meio ambiente“.

15 – Há uma matéria sobre as mudanças climáticas com o físico Paulo Artaxo que mostra os dados do relatório do IPCC de 2007, como o aumento de temperatura da Terra é causado principalmente pela ação do homem, a relação entre eventos climáticos extremos e o aquecimento global dentre outros assuntos. Muito boa entrevista, fornecida pelo programa Invenção do Contemporâneo da emissora TV Cultura.

Estas foram algumas das matérias publicadas aqui no VivoVerde que remetem às mudanças climáticas, você também pode ver na íntegra, todas as matérias.

Já são 8938 blogs que tiveram a responsabilidade de participar hoje deste movimento, alguns assuntos ainda não foram diretamente tratados aqui no VivoVerde, como os negócios e as políticas públicas que afetam diretamente as questõs ambientais, mas que posteriormente serão tratadas com mais atenção. No Twitter @BlogActionDay você pode acompanhar as últimas novidades deste movimento mundial da blogosfera. Divirta-se e abra o olho paras as mudanças climáticas, elas estão por toda parte e você e eu somos parte fundamental nesta mudança. ]

Visite também o site da campanha Blog Action Day 2009 – Mudanças climáticas.

_________________________________________________________________

Outros posts participando do Blog Action Day 2009: