A cadeira de produção sustentável e características nutricionais do Juçaí

Proveniente de uma palmeira nativa da Mata Atlântica, o fruto, genuinamente brasileiro, que deu origem ao Juçaí, conta com uma cadeia de produção sustentável e características nutricionais especiais:  é vegano, sem lactose, sem glúten, sem corantes, 50% mais rico em ferro, 31% de potássio e poder duas vezes mais antioxidante do que o açaí tradicional. 

A marca Juçaí nasceu em 2009, em Serrinha do Alambari, no estado do Rio de Janeiro, com a proposta de oferecer um alimento orgânico, rico em nutrientes, a partir da extração e processo de produção sustentável de frutos da palmeira Juçara 100% silvestre. A colheita de Juçara e a produção de polpa acontece em diversas localidades na Mata Atlântica, em especial no Espírito Santo e Paraná. Habilidosos nativos escalam as palmeiras e retiram cuidadosamente os cachos de frutos, deixando 1/3 das frutas intocáveis no bioma para a fauna se alimentar. Deste fruto, é extraída a polpa e a semente é usada em novos plantios. As sementes já permitiram o replantio de cerca de 650 mil palmeiras.  Juçaí, em 11 anos de existência, contabiliza cerca de nove mil árvores conservadas da palmeira, o que é motivo de comemoração, visto que a Juçara quase deixou de existir há poucos anos por conta da extração ilegal de palmito.  

Na colheita, são retirados cuidadosamente os cachos de frutos, deixando 1/3 das frutas intocáveis no bioma para a fauna se alimentar. Deste fruto, é extraída a polpa e a semente é usada em novos plantios.  Juçaí trabalha em parceria com moradores nativos da Mata Atlântica, gerando emprego para as famílias locais.  A palmeira Juçara é de extrema importância para a conservação de florestas no bioma da Mata Atlântica e sua preservação assegura alimentação de mais de 70 espécies de animais, além de regulação do fluxo dos mananciais, manutenção da fertilidade do solo, proteção das encostas das serras, entre outras funções.   

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.