A dupla natureza do carbono na TECNOLOGIA e no MEIO AMBIENTE

O carbono é o quarto elemento mais abundante no universo. Na Terra também é bastante abundante, e é o bloco básico de construção de toda a vida neste planeta. Combina facilmente com muitos elementos, e podem formar moléculas complexas que podem ser usados ​​para construir materiais sintéticos.

Independentemente de se tratar de um composto é encontrado nas suas variantes de isótopos alternados. Em uma ocasião, pode ser um elemento essencial que preserva o ecossistema circundante. Em outras vezes, pode ser sob a forma de uma substância nociva que pode afectar a saúde dos organismos vivos.

Essa ironia na “afinidade polar” de carbono é ainda mais evidente quando falamos sobre tecnologia. Num relance, o carbono pode simplesmente ser o elemento que poderia causar um desastre para o nosso planeta, como dado por estes dois pontos de pensamento:

De carbono como agente poluidor

Na forma de subprodutos de gás de fontes de energia não renováveis ​​tem efeitos prejudiciais para os organismos vivos quando inalado por um período prolongado de tempo. O monóxido de carbono, um composto de gás tóxico que é produzido pelas plantas, pode prejudicar a capacidade do sistema circulatório de transferir adequadamente o oxigênio ao redor do corpo (quando inalado em quantidades consideráveis).Dióxido de carbono, mesmo comum, é amplamente produzido hoje pela exaustão do automóvel, também pode ser perigoso em concentrações específicas.

De carbono e aquecimento global

Um dos problemas crescentes que passaram a ser realizadas por volta do século XX, o aumento exponencial das emissões de carbono dos veículos movidos a combustíveis fósseis e usinas em todo o mundo fez a Terra mais suscetíveis ao calor acumulado. O dióxido de carbono serve como um agente de aprisionamento de calor. Se ele continuar a reter o calor cada vez mais com o passar dos anos, a intensidade do aquecimento global poderia perturbar os ecossistemas mundiais, sacudir a cadeia alimentar, desde os seus fundamentos.

Em contraste com essas idéias negativas, quando o carbono é incorporado a um projeto ou esquema de design, de alguma forma, de repente torna-se benéfico para a natureza mais uma vez, tal como apresentado por esses conceitos:

De carbono em energia alternativa

O carbono tem sido um dos elementos mais importantes para a industria que frequentemente utilizados para modificar ou intensificar certas propriedades de materiais de construçãoHoje os cientistas estão tentando incorporar nanotubos de carbono em projetos de células solares , para torná-lo mais barato e mais eficaz. Os nanotubos de carbono têm propriedades elétricas especiais, o que torna a par ou até melhor do que o silício. A matéria-prima necessária para fabricar os nanotubos também é mais fácil de encontrar.

Carbono e o Conceito de recirculação

Além disso, se formos capazes de usar as emissões de carbono para outra finalidade, então também poderíamos tecnicamente transformar carbono em algo  benéfico. Uma pesquisa da descoberta da Universidade de Warwick mergulhou na ideia de isolar o dióxido de carbono para ser utilizado como material de aquecimento. Em outras palavras, eles descobriram uma maneira de usar o aspecto negativo de dióxido de carbono em algo que poderíamos utilizar de forma eficiente. Usando sua tecnologia, não apenas somos capazes de reciclar carbono útil, mas também manter a promessa de reduzir as emissões de carbono que já estão na atmosfera.

O que a natureza dual de carbono nos diz sobre nós mesmos no que diz respeito ao nosso ambiente? Ela nos diz que a natureza de carbono, por fim, depende de como integrar o elemento em nossas tecnologias.

Coluna : Tecnologia Verde

Tag: TI Verde

Editor: Thiego Reis / Técnico em manuntenção eletrônica na Vale
Twitter | Google Plus | Facebook | Skype: RealThiego | Email

Biografia: Thiego é um pesquisador e um observador do progresso tecnológico da humanidade. Ele também é um entusiasta do pensamento humano e um defensor do ambiente amigável de energia alternativa. E também criador do site ideiascretinas.com.br.

Thiego Reis

Thiego é um pesquisador e um observador do progresso tecnológico da humanidade. Ele também é um entusiasta do pensamento humano e um defensor do ambiente amigável de energia alternativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.