Alguns motivos para ter energia solar em casa

Placas solares da instalação de minha casa.

Tenho certeza que você já está percebendo o quanto de pessoas estão instalando energia solar em suas residências. Aqui em casa instalamos recentemente uma USF – Usina Solar Fotovoltaica, com capacidade de 530kw/mês. Ok, mas esta não é uma realidade para muitos, pois é necessário que a casa seja própria, afinal, é um investimento, sem contar que ainda é um custo alto, porém, é um custo que retorna de forma “rápida”! Estima-se que para esta margem, o retorno (payback) será de aproximadamente 2,1 ano, se analisar o que gastávamos, o investimento saltaria para quase 5 anos. É um investimento a médio e longo prazo, mas que ainda sim, compensa muito. E eu resolvi trazer aqui alguns destes benefícios.

Fonte de energia inesgotável

Já que a energia solar depende exclusivamente da luz do sol, podemos contar com uma fonte de energia inesgotável. Desta forma, mesmo em dias nublados, chuvosos ou à noite, podemos sempre contar com o sol aparecendo no dia seguinte. Além disso, entre os recursos renováveis como energia eólica, energia hídrica e solar, a energia solar é a mais estável.

Preservação do meio ambiente

A energia solar não causa danos ao meio ambiente, tendo em vista que ela não depende de uma grande área de instalação. Portanto, é possível eliminar seus resíduos de modo simples, evitando a poluição ambiental, desmatamento e a emissão de gases causadores do efeito estufa.

Sem preocupações com a conta de luz

Um dos principais fatores que contribui para a instalação de um sistema solar em um imóvel é a redução do valor da conta de luz. Nesse sentido, é possível garantir segurança e estabilidade no controle sobre o valor de sua conta, além da diminuição do uso de energia elétrica. Em alguns casos, você pode economizar até 90% do valor total da sua conta de luz e ainda gerar créditos energéticos junto à distribuidora se não utilizar toda a energia gerada.

Incentivos governamentais

A utilização de energia solar no país ainda é pequena por conta da falta de incentivos governamentais, fazendo com que a opção pareça cada vez menos acessível. Por isso, é preciso investir no acesso à informação sobre seus inúmeros benefícios, como o fato de ser uma energia limpa que reduz o valor de sua conta de luz e não gera danos ao meio ambiente. Desta forma, a expectativa é de que o governo sinta-se “pressionado” a incentivar a prática no Brasil.

Valoriza seu imóvel

Gerar energia solar é um diferencial. Logo, seu imóvel poderá ser valorizado a partir dessa tecnologia que diminui a conta de luz em até 95%. Por isso, no momento de escolher seu imóvel, quem estiver procurando com certeza considerará a opção de economia na conta, além dos outros diversos benefícios.

Alta durabilidade

A vida útil de um sistema de energia solar fotovoltaico é de 25 anos. Isto quer dizer que, além de exigir uma manutenção mínima, seu projeto possui alta durabilidade. Desta forma, sua estrutura suporta a luz do sol e chuvas, durante anos, sem prejudicar a geração de energia.

Instalação rápida e simples

Entre tantos os benefícios, a instalação também pode ser realizada de forma fácil e ágil. Além disso, instalar um sistema de energia solar é ainda mais simples do que instalar um ar-condicionado central ou aquecedor solar (água quente solar).

Sem manutenções

A necessidade de manutenção é mínima, sendo exigida apenas em regiões com muita poeira e pouca chuva, já que a sujeira prejudica a geração de energia. Sendo assim, é possível avaliar se o seu sistema fotovoltaico está em boas condições e realizar apenas uma limpeza anual.

Eu espero que tenha convencido, sei que a realidade é bem diferente do que queremos, mas vale muito a pena reconsiderar e analisar. Falo isto por experiência própria. Hoje em dia já existem várias empresas que fazem este trabalho, é bom lembrar que fazer vários orçamentos e solicitar uma quantia bem acima (que seja o dobro) do que você já consome, é o ideal.

Como é o trâmite?

Primeiro eu fiz o orçamento em várias empresas, vi a que tinha o custo benefício melhor e analisei a questão de segurança com os funcionários da empresa, pois a atividade seria realizada dentro da minha casa, então a responsabilidade é minha. Assim que decidi com que empresa iria efetuar a ação, encaminhei os documentos necessários (conta de energia e documentos pessoais), depois só precisamos assinar o contrato, isto levou em média 1 (uma) semana. Para que desse início a instalação foram uns 15 dias, até que chegaram os equipamentos e ocorreu a instalação, que durou dois dias). Da instalação até o uso de fato, foram uns 10 dias, porque mesmo que a instalação esteja “OK!”, é necessário que a concessionária venha fazer a troca do relógio medidor e aí sim, os equipamentos estão prontos para serem utilizados e a geração de energia já pode ser ligada na rede!

Impressões:

Observei que, o trâmite é bem tranquilo, a empresa contratada dá entrada junto à empresa concessionária e quanto a nós clientes, fica a responsabilidade da entrega dos documentos e no aguardo das instalações. Tudo foi providenciado pela empresa contratada, tivemos a necessidade da unificação de duas unidades consumidoras, porque depois da instalação, você não fica isento do pagamento de energia totalmente, você ainda pagará a taxa mínima por conta da utilização da iluminação pública. Mas, para uma conta que estava vindo em média R$300,00, agora pagar R$30, é uma diferença e tanto!

Agora eu quero saber de vocês! Já têm em casa, está pensando em colocar? Tem alguma dúvida? Comenta aqui ou entre em contato conosco via redes sociais que poderei sanar suas dúvidas.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.