Aos idiotas que jogam lixo no chão…

Ultimamente está uma febre o poder que as pessoas têm de julgar o que certas pessoas fazem, geralmente são às pessoas de mais influência, sim, às celebridades e agora tem.. mulher que mata cachorro e alguns assassinos, seria bom esperar a justiça resolver, mas não!!! Confesso que ando achando isto uma bobeira sem fim, do tipo… “Há, é na internet mesmo, então não tem problema”. Não sei aonde isto ainda vai parar, às pessoas ainda não tem medo justamente porque nossa lei ainda não é muito forte quanto a isto. E é por isto que venho aqui hoje “reclamar” também, mas de algo cabível… Então vamos ao que interessa, pois este não é um blog de meio ambiente? Então vamos a tal!

Achou ruim o meu título? Então é porque você possivelmente (estou sendo boazinha) tem culpa no cartório. Considero-me com uma pessoa super tranqüila quanto ao meio ambiente, do tipo que nem esquenta a cabeça em relação a problemas MUITO graves porque sei que tudo há uma solução ambiental para diminuição do impacto ambiental, sendo ele negativo ou positivo. Porém há duas coisas que me deixa muito “encabulada-nervosa”. Uma é a falta de educação das pessoas de subirem em vasos sanitários em banheiros públicos e também de sujar tuuuuudo, já falei sobre isto aqui no blog e fui bem radical. A outra é justamente o fato de jogarem lixo nas ruas, de não cuidarem do lixo que é gerado.

Vou comparar à dengue!  Muito se fala do mosquito/doença neste período (agora com o Ronaldo adoentado então…), pessoas morrem, muitas ficam de cama, o Governo faz campanhas e campanhas, vão às ruas e… No ano seguinte está lá nos noticiários “Índice de dengue supera ano anterior”, que beleza, não?

Mas vamos pensar um pouco “Telecurso 2000 rs”. Quem deveria cuidar de não deixar os recipientes em suas residências longe de focos de larvas do mosquito? Não só em suas residências, mas nas vizinhanças e nos bairros também… É, sou eu, é você!!

Agora vamos para o tal caso das pessoas que jogam lixo no chão. Neste início de ano já esperamos as grandes chuvas e com elas as enchentes, muitas até devastadoras, uma imagem que vem em nossa mente (além dos deslizamentos) são dos sacos de lixo boiando por aí, entupindo bueiros… Bom, mas que relação tem? Sim, o cuidado que as pessoas deveriam ter de colocá-los em locais com uma altura específica, para que não venha a ser carregado. Bom também vale lembrar de quem joga diretamente o lixo no chão, que provoca problemas muito graves, mas que pousos ao menos lembram, um exemplo são as ilhas de plástico no pacífico. Sim, aquele plástico que você jogou no chão, foi escoado pela chuva, caiu no córrego que andou, andou, andou até chegar ao mar e as correntes marinhas o levaram até lá!

Não sou a pessoa mais correta do mundo, mas certas atitudes podem diminuir consideravelmente certos problemas. Cabe a nós termos um pouco mais de paciência e coragem para construir aquele mundo melhor que tantos almejam…

Mas o homem é um ser muito idiota… A nossa/minha esperança é que ele melhore pelo menos um pouquinho… Será que consegue?

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

7 comentários em “Aos idiotas que jogam lixo no chão…

  • 6 de janeiro de 2012 em 12:44
    Permalink

    #tamojunto

  • 6 de janeiro de 2012 em 13:16
    Permalink

    Vendo toda situação que se encontra nosso ambiente, ainda existem pessoas que se dizem racionais, agem dessa maneira como se fosse normal, já vi várias vezes pessoas passando e jogando lixo fora do carro, meu Deus onde vamos parar ou viver ? o que iremos deixar pra nossos filhos e netos?
    me desculpem mais isso não por falta de aducação é falta de consciência mesmo.

    J. Azevedo

  • 6 de janeiro de 2012 em 14:13
    Permalink

    Mas a primeira inciativa é ds prefeituras recolher o lixo e recilar 100 %, dando o bom exemplo, podemos educar o povo desde infância.

  • 7 de janeiro de 2012 em 10:50
    Permalink

    As pessoas sempre esperam que os outros façam o trabalho delas. Como a dengue que você citou, esperam que os agentes acabem com a água parada em suas residências; os donos não fazem nada! “Para que jogar no local correto se tem alguém que vai varrer…” Pensamentos assim que levam o mundo onde ele está. E depois, quando acontecem desastres ainda falam que a culpa é da natureza, que todo mundo é inocente… Vamos fazer nossa parte galera!!!

  • 8 de janeiro de 2012 em 18:57
    Permalink

    Daiane,
    Vamos pensar assim: eu e você e mais uma porção de gente cuida de seu lixo e se preocupa com o ambiente. Se a gente educar as crianças, talvez tenhamos um mundo mais limpo. Não tenho esperanças de que os adultos mudem.
    beijo, menina

  • 11 de janeiro de 2012 em 3:24
    Permalink

    Assino tudo que está no texto. A educação é um dos fatores que pode mudar este cenário, porém a educação no Brasil está tão em baixa! No Brasil gastamos por mês R$21 mil com um presidiário, enquanto com uma criança na escola gastamos apenas R$2 mil. Há algo de errado não?

    Parabéns pelo Blog!

  • 11 de janeiro de 2012 em 9:29
    Permalink

    Muito obrigada ao elogio!! É realmente há algo errado!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.