Biologia, o estudo da vida

Como é o meu primeiro contato por aqui, é importante você, caro leitor, saber que é um prazer estar junto nesse projeto do #euvivoverde. É uma honra, de verdade, fazer parte disso e compartilhar aqui vivências, ideias e conhecimento.

Então, escolhi começar pelo básico da Biologia, que é o estudo da vida. E por ele passamos por escalas que podem variar de unidades microscópicas até completos e complexos sistemas ecológicos.

A biologia lida com as características, classificação e comportamento dos organismos. Assim, como o modo que as espécies foram formadas e as interações entre cada uma, e com o ambiente.

Mas então depois de entender essa parte, o que é o papel de um biólogo? Foi então que fiz algumas pesquisas, na tentativa de conseguir traduzir de forma mais clara o que o biólogo faz e com o que trabalha. Busquei o que está estabelecido em Lei sobre o papel da atuação do profissional, por isso vou ter que resumir, porque é muita coisa meu povo! E poderia montar um texto apenas com as atribuições desse profissional.

Fonte: Paula Barreto ig: @paulacrisbarreto e internet: www.pexels.com

CFBio

De acordo com a Resolução nº 227/2010 do Conselho Federal de Biologia – CFBio, que dispõe sobre a regulamentação das atividades profissionais e os ramos de atuação do biólogo, existem três grandes áreas para se trabalhar: Meio Ambiente e Biodiversidade; Saúde, e Biotecnologia e Produção.

Com base nessa parte que você leu até agora, é fácil entender que o biólogo trabalha com muita coisa, como por exemplo: a água, o ar, bichos, plantas, lixo, sangue, resíduos, esgoto, célula, gente, fungo, floresta, agricultura, bacterias e etc, ou seja, com tudo que é vivo e que dele deriva, e tudo que envolve, interage com isso e o meio em que pertencem. Ufa! Quanta coisa!

Para se ter uma ideia, tem biólogo descobrindo remédios extraídos de plantas e animais; Tem biólogo trabalhando nas áreas de saúde pública, na busca pelas curas e os motivos de várias doenças que acometem a população. E, consequentemente, pesquisam sobre vacinas e formas para nos defender das doenças; Tem profissional trabalhando na identificação de novas espécies de animais e de plantas, e ainda desenvolvendo cultivares para a agricultura, pesquisando venenos e como usá-los, ou não; Tem outros que estudam as mudanças do clima e seus efeitos na vida dos seres vivos! Eita, que é muita coisa!

O Biólogo e a história

As descobertas realizadas no passado por grandes estudiosos, muitos deles biólogos, proporcionaram avanços importantíssimos em várias áreas. E, hoje grandes pesquisas só são possíveis, devido às descobertas, de biólogos, que no passado, contribuíram muito com a ciência e as diversas formas de vida.

Um exemplo disso foi Gregor Mendel (1822 a 1884), ele foi o precursor da genética moderna, descobriu os fatores dominantes e recessivos no processo de hereditariedade; outro exemplo foi Carlos Lineu (1707-1775), o criador da nomenclatura binomial e da classificação científica (que ainda usamos hoje), sendo assim considerado o “pai da taxonomia moderna”. Ainda teve Eugene P. Odum (1913-2002), ele foi pioneiro nos trabalhos sobre a ecologia (de forma bem simples, é a especialidade da biologia que estuda o meio ambiente e os seres vivos que vivem nele) e na disseminação da consciência social sobre os ecossistemas. Só gente boa!!

Poderia ficar aqui falando sobre as descobertas e de muita gente boa e brilhante no ramo da biologia, mas esse é o nosso primeiro contato, por isso eu preciso saber o que vocês querem saber sobre Biologia? Conta pra gente!

Ah! É importante lembrar que teremos outros colunistas falando de temas bem específicos ligados à biologia, como: Mateus Matos que deve abordar tudo sobre botânica; ainda o Felipe Sousa que vai trazer conhecimento sobre aves e o Matheus Neves, falando sobre ciência de forma geral.

Bom, espero que tenham gostado dessa nossa primeira conversa! Eu já estou ansiosa e aguardo as sugestões de vocês para o próximo post. Até lá!

Há, e não poderia deixar passar… FELIZ DIA DO MEIO AMBIENTE! \o/

Bruna de Almeira

Bruna de Almeida, Tocantinense, Formada em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal do Tocantins, pós graduada em Avaliação de Flora e Fauna em Ambientes Florestais, pela Universidade Federal de Lavras. É funcionária pública municipal. Contato: E-mail - biologia@vivoverde.com.br | Twitter: @brunadecente | Instagram: @bualmeida_to

3 comentários em “Biologia, o estudo da vida

  • 5 de junho de 2019 em 14:45
    Permalink

    Coluna maravilhosa!

  • 5 de junho de 2019 em 15:39
    Permalink

    Parabéns a equipe #euvivoverde pela oportunidade de aprimorar ainda mais meus conhecimentos.

  • 5 de junho de 2019 em 16:30
    Permalink

    👏👏👏👏🥰🥰

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.