Car-Puccino: O carro movido a café

carpuccino

Há, o VivoVerde está repleto de notícias neste âmbito, não seria muita novidade se aparecesse algo muito bizarro por aqui, mas o que deixa intrigado nesta notícia é o uso de CAFÉ! Amigo leitor, você que é aficcionado por café, deve pensar:  – Nossa! Com café? – Sim, há várias pessoas que devem ter questinado isto. Mas… como este é um blog sobre inovações científicas da área ambiental e outros assunto mas, nada mais conveniente do que usar os recursos vegetais e deixar de lado, ou melhor diminuir o consumo dos recursos minerais que tanto se falam em escassez.

carpuccino

Este carro foi apresentado Ontem, (10) no Reino Unido, com um nome bem peculiar, Car-puccino dando aquela analogia ao carro e ao tão famoso capuccino (bebida a base de café, chocolate e outros ingredientes). Ele foi desenvolvido por cientistas do programa “Bang Goes The Theory“, da BBC e terá uma missão, percorrer 337 quilômetros entre Manchester e Londres abastecido apenas com grãos de café. Depois, o carro ficará em exposição numa feira de ciências em Manchester.

Agora, para os loucos por café…  a cada 5 quilômetros o carro precisará de um quilo de café, o equivalente a 56 xícaras de espresso. Logo, para percorrer o trajeto, serão usados 70 quilos de café, ou 11.760 xícaras de café curto. Mas ele não anda muito rápido, pode chegar a 60 km/h, quase uma bicicleta elétrica.

Quer saber como funciona? O G1 disponibilizou:

Os grãos de café são colocados em um cilindro e aquecidos a carvão até produzirem hidrogênio e monóxido de carbono. Esse gás alimenta o radiador por meio de tubos, refrigerando o motor. O gás então passa por dois filtros colocados no porta-malas. Um dos filtros libera qualquer resíduo sólido. O outro impede que o equipamento superaqueça. Já limpo, o gás é levado até a parte frontal do veículo, onde percorre o motor por meio de explosão e possibilita que o carro se mova.

Só acho que, poderiam ter usado outro grão, né? =[ …. É eu gosto de café =]

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

5 comentários em “Car-Puccino: O carro movido a café

  • Pingback:Hélio Sassen Paz

  • Pingback:Eng. Daiane Santana

  • Pingback:EcoZilla

  • 11 de março de 2010 em 14:05
    Permalink

    Oi! estava dando uma sapiada no blog e achei super bacana a iniciativa. Você já viu a nossa editoria Meio Ambiente, no jornal O Girassol? Bom trabalho e vamos nessa, na luta!
    Luz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.