Como diminuir os gastos da sua empresa com a sustentabilidade

Conheça três dicas com foco em sustentabilidade que podem te ajudar a diminuir os gastos empresariais.

Um estudo encomendado pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS-Rio) em parceria com o Programa de Comunicação de Mudanças Climáticas da Universidade de Yale mostra que a maioria dos brasileiros se preocupam com o meio ambiente.

E sabia que isso não se limita a pessoas físicas? O Brasil conta com mais de cinco mil empresas que iniciaram o processo de certificação B para conquistar o selo global de sustentabilidade, que consiste nas companhias focadas em solucionar algum tema social e ambiental.

Mesmo com esse número, muitas empresas têm receio de investir em uma cultura sustentável e diminuir os lucros, o que está longe de acontecer! Quer saber como? Continue lendo esse post e saiba como empregar técnicas que vão diminuir os gastos!

1. Economize água e energia elétrica

Imagine que você trabalhe com o aluguel de tendas para eventos. Obviamente, você precisa garantir que a cobertura esteja sempre em ótimas condições, a fim de entregar um produto de qualidade e que não impactará a beleza da festa.

Sabendo disso, é importante que você tenha noção que em algum momento ela terá que ser lavada. E aí que te pergunto: “Como você fará isso?”. Se você optar por uma mangueira, precisa ter muito cuidado para evitar gastos desnecessários.

É de conhecimento geral que todas as empresas e as indústrias da atualidade precisam de energia e água para funcionar. Assim, um ótimo passo para diminuir os gastos é economizando esses recursos!

Quando você realiza isso, você já está investindo em sustentabilidade!

2. Produza apenas o necessário

Ter um estoque de produtos por emergência é sempre bom, mas quando o número extrapola pode ser uma verdadeira dor de cabeça.

Pense em uma pequena indústria que trabalha com eletroduto flexível corrugado. Se o dono resolver realizar uma superprodução mesmo sem ter compradores, ele estará gastando recursos hídricos e de energia, matéria-prima e tempo de mão de obra.

Você deve pensar: “Ah, mas o produto ficará guardado para o futuro”. E é aí um outro erro grave! Quando a produção é feita em uma quantidade muito acima do que é necessário, ela pode lotar o estoque, fazendo com que o espaço fique comprometido.

Lembrem-se: A prevenção é boa, o exagero NÃO! Por isso, nunca produza além do necessário. Isso ajudará imensamente a diminuir os custos de produção e, de quebra, ter um estoque mais otimizado.

3. Recicle e reutilize

Existem diversas maneiras de realizar a criação de peças por meio da fundição de polímeros, sendo que uma das mais populares é utilizando o molde de injeção plástica. No entanto, é necessário saber utilizar o produto para não desperdiçar material, bem como conseguir reaproveitá-lo.

Por sua vez, é imprescindível lembrar que as técnicas de reciclagem e reutilização não se limitam a isso! Assim, é possível diminuir os gastos e promover muitas vantagens, sempre com foco em práticas sustentáveis!

Gostou do nosso post sobre como diminuir os gastos da sua empresa com a sustentabilidade? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294