Como ser sustentável? 5 dicas infalíveis para começar

Seja na indústria, no comércio ou até mesmo dentro de casa, a adoção de práticas sustentáveis vem ganhando espaço no dia a dia da população. Mas você sabe por onde começar? Não? Então continue lendo esse post e descubra cinco dicas infalíveis para começar a ser
sustentável!

  1. Não desperdice água

Sabia que muitos estudiosos acreditam que a crise da água ocasionará a 3° Guerra Mundial? Muitas pessoas não levam isso em consideração, mas esse recurso pode sim acabar e comprometer o destino da humanidade.
É possível adotar diversas práticas simples para garantir a economia do recurso, como diminuir o tempo do banho, ensaboar a louça antes de enxaguar, reutilizar a água da máquina de lavar para outras atividades, verificar a existência de vazamentos, entre outros.

  1. Economize energia elétrica

Vamos supor que você contratou um serviço de manutenção e modernização de elevador por ele estar apresentando falhas recorrentes. Vamos um pouco além… Pense que hoje é sexta-feira e que a equipe só virá na segunda. Por segurança, o transporte terá que ficar
inativo até lá.
Se você mantê-lo ligado durante esse período, estará desperdiçando energia elétrica! E não é só nesses casos… Sabe o ventilador, a televisão, o computador, o ar condicionado ou qualquer outro equipamento doméstico ou industrial que você usa e deixa ativado? Isso é uma forma de desperdício.
Por isso, sempre que não estiver utilizando algo que depende da energia, desligue-o da tomada. Além de gerar economia na conta, estará contribuindo para o futuro do planeta!

  1. Recicle o lixo

A reciclagem é considerada uma das formas mais simples de sustentabilidade. Mesmo assim, poucas pessoas costumam aderir a prática! Às vezes isso acontece apenas por preguiça, o que torna tudo pior!
Dividir o lixo de maneira correta, separando plástico, vidro, papel, metal e orgânico, bem como não descartando produtos industriais, como o circuito impresso, em lugares indevidos já ajuda muito!

  1. Reutilize tudo o que for possível

A sustentabilidade é movida pelos três “R’s”. O primeiro e o segundo, que consistem em reduzir e reciclar, foram brevemente descritos nos tópicos anteriores. Enquanto isso, o terceiro consiste na reutilização!
Nem tudo é lixo, basta você saber identificar isso! Nesses casos, uma ótima alternativa é usar a criatividade, visto que muitos produtos que seriam descartados podem ser transformados em itens belos decorativos.

  1. Opte por produtos biodegradáveis

Pode até não ser possível encontrar molas de compressão em materiais que se decompõem naturalmente e em pouco tempo, mas já é possível adquirir diversos outros produtos com essas características!
Por isso, se você deseja praticar a sustentabilidade no dia a dia, troque os tradicionais copos plásticos por de papel, elimine os canudos convencionais por modelos reutilizáveis, opte por potes e embalagens biodegradáveis, etc.
Além disso, procure comprar produtos de empresas que possuem o selo verde, que simboliza que elas seguem rigorosos padrões para garantir a proteção ambiental!
Gostou do nosso post sobre como ser sustentável? 5 dicas infalíveis para começar? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Um comentário em “Como ser sustentável? 5 dicas infalíveis para começar

  • 18 de junho de 2021 em 15:13
    Permalink

    A 6a. dica infalível é SEJA VEGANO, já que o mundo está apostando todas as fichas nessa opção de vida, perfeitamente de acordo com a sustentabilidade e ecologicamente correta. Antes de ser sustentável, seja compassivo com a vida de outras espécies que são mortas ininterruptamente, vinte e quatro horas por dia, apenas para você degustar um simples sanduíche. Não dá mais pra segurar essa batata quente de comer pedaços de cadáveres de animais, já que as opções são tantas, tantas, que não dá para provar um pouquinho de cada uma delas, já que sempre se descobre mais na dadivosa Mãe Natureza. Colabore com o Meio Ambiente, abolindo animais do cardápio porque eles são muito mais do que comida. São amigos.
    https://agenciauva.net/2020/12/06/o-efeito-do-veganismo-no-meio-ambiente/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.