Decoração sustentável: Como implementar essa ideia?

É certo dizer que a preocupação com a sustentabilidade é algo crescente entre as pessoas e empresas.

Afinal, diante dos últimos desastres com o meio ambiente, o mundo está tomando um novo mundo e investimento cada vez mais em ações sustentáveis.

E um dos projetos ligados à sustentabilidade e que é benéfico tanto para o meio ambiente, como também para a organização e clientes, é a decoração sustentável.

Afinal, apenas com a escolha dos móveis e recursos decorativos, a organização pode prejudicar de forma severa o meio ambiente.

Por meio da adoção de uma decoração mais sustentável, é possível reduzir os custos em decoração, chamar a atenção dos colaboradores, clientes e parceiros de negociação, e ainda se tornar reconhecida no mercado e construir uma boa identidade.

E pensando nisso, nós elaboramos esse conteúdo para mostrar quais são as dicas mais simples e práticas de implementar em sua organização, para se tornar mais sustentável e contribuir com o meio ambiente!

Quer saber mais sobre isso? Então não deixe de nos acompanhar neste conteúdo! Vamos lá?

Aposte na reciclagem

Apesar de ser algo básico, muitas empresas ainda não investem em sistemas de reciclagem e, por essa razão, acabam contribuindo com o número de resíduos em grande escala.

Especialmente empresas do setor de construção civil, como as que trabalham com alpinismo industrial, por exemplo, trabalham com uma grande quantidade de recursos e matérias-primas.

Por essa razão, uma das formas de se tornar sustentável é reciclando os ítens de decoração que não são sustentáveis ou que agridem o meio ambiente de certa forma.

Alguns exemplos são as lâmpadas incandescentes, que utilizam utilizam mercúrio, chumbo, estanho na solda dos componentes eletrônicos, além de, é claro, gastar mais energia do que lâmpadas econômicas e sustentáveis.

Otimize os espaços da sua empresa

É certo dizer que, quanto mais salas e espaços separados, maior é a utilização de móveis e energia.

Se você tem uma indústria que fabrica espuma laminada, por exemplo, e seu ambiente é separado por diversos departamentos, o ideal é tentar ao máximo centralizar a estrutura do espaço, pois assim, o gasto com energia e móveis podem ser reduzidas de forma expressiva!

Mude sua fonte de energia

A maior parte da energia elétrica produzida no Brasil é obtida por meio da energia hidrelétrica, o que corresponde a cerca de 71% da capacidade do país, de acordo com um levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

No entanto, apesar da energia ser uma fonte renovável, ela não é sustentável. Isso, pois as próprias usinas impactam o ecossistema e a biodiversidade do local onde estão instaladas.

E por isso, uma das formas para ser mais sustentável é mudando a sua fonte para energias que vem diretamente dos recursos naturais, como a energia solar, por exemplo, que, além de não prejudicar de nenhuma forma o meio ambiente.

Além disso, se você tem uma empresa que fabrica ventilador umidificador industrial, por exemplo, uma das vantagens das energias sustentáveis é que os gastos com contas de luz e energia também são isentos!

Tenha mais verde em sua empresa

Por fim, mais uma forma de implementar ideias sustentáveis é adotando o verde dentro da organização.

A decoração com plantas, além de ajudar o meio ambiente, ainda faz com que o ambiente fique mais sofisticado e elegante, atraindo os olhares dos clientes e colaboradores.

Vasos de plantas, jardins e toda decoração com recursos naturais são uma ótima ideia para tornar sua empresa mais sustentável e reconhecida!

Agora que você já sabe tudo sobre como ter uma decoração sustentável em sua empresa, o que está esperando para aplicar essas dicas e ter sucesso?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.