AI for Earth: Saiba como a Microsoft está usando a tecnologia para construir um mundo mais sustentável

O aprendizado de máquina do Microsoft Azure está sendo bem aproveitada em um programa de subsídios criado para fornecer recursos de computação a cientistas que trabalham em programas de sustentabilidade ambiental

Todos os sinais apontam para um mesmo terrível futuro, a Terra está diante de uma crise climática ; Felizmente, existem ferramentas e tecnologias que podem ajudar no combate dessa crise. O Big Data, juntamente com o aprendizado de máquina e a inteligência artificial, ferramentas necessárias para transformá-lo em informações úteis, pode nos dar uma vantagem sobre nossos problemas ambientais, desde que o utilizemos de forma eficiente.

O presidente da Microsoft, Brad Smith, escreveu em um post em abril de 2019 sobre as ações da MS em torno de ações sustentáveis, “é uma parte crítica do nosso trabalho e uma transição global para um futuro voltado a economia de baixo carbono”.

A Microsoft quer tornar o acesso a IA e tecnologia de aprendizado de máquina mais práticas para cientistas e pesquisadores ambientais, razão pela qual iniciou a AI for Earth em 2017. Nos dois anos desde que a Microsoft fundou a AI for Earth, ela concedeu mais de 230 subsídios para equipes em 63 países, cobrindo quatro áreas de pesquisa: mudanças climáticas, agricultura, biodiversidade e águas.

Imagem: Divulgação

A ajuda vêm em duas formas: serviços de rotulagem de dados, que ajudam a obter grandes conjuntos de dados prontos para o processamento utilizando a AI e créditos para utilização do serviço Microsoft Azure . Os candidatos a bolsas podem solicitar uma ou ambas as formas de subsídios oferecidas.

A Microsoft criou duas APIs especificamente para o AI for Earth, e afirmou que continua a trabalhar em mais. Atualmente, estão disponíveis para utilização uma API de mapeamento de cobertura de terra e uma API de classificação de espécies. As APIs estão disponíveis para quem quiser usá-las.

A pesquisa leva tempo, e o impacto de um projeto como o AI for Earth, ainda não está disponível. No entanto, com todos os dados hospedados e os projetos lançados podem tornar a Microsoft Azure o local ideal para os cientistas que procuram os dados de que precisam para causar impacto.

Qualquer dúvida sobre a área de programação e TI (Tecnologia da informação) encaminhe um e-mail para programacao@vivoverde.com.br ou comente aqui! #Excepcional

Luiz Carvalho

Desenvolvedor há 13 anos, Apaixonado por inovação e um entusiasta de Chatbots. Co-fundador e Leader do Startup Tocantins. Email: programacao@vivoverde.com.br Face: http://facebook.com/luizcarvalho.br Instagram: https://instagram.com/luizcarvalhobr/ Twitter: http://twitter.com/LuizCarvalho Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luizcarvalhodev/

2 comentários em “AI for Earth: Saiba como a Microsoft está usando a tecnologia para construir um mundo mais sustentável

  • 26 de maio de 2019 em 12:51
    Permalink

    Eu costumo chamar de “responsabilidade socio ambiental”… E considerando que as áreas financiadas são mudanças climáticas, agricultura, biodiversidade e águas… Observa-se a importância destas principalmente em áreas remotas e no Brasil!
    Belíssima matéria! Espero que estes estudos aumentem ainda mais e torne-se realidade, afinal, a IA já está entre nós… O setor privado que o diga!

  • 7 de junho de 2019 em 18:12
    Permalink

    Tecnologia aliada a preservação e as questões ambientais: isso é o futuro!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.