Plantas suspensas: um charme verde para decoração

As plantas suspensas estão em alta na decoração de lares e fazem toda a diferença na hora de enfeitar cada cantinho.

Além de deixar qualquer ambiente mais aconchegante e charmoso, a presença de plantas em casa ainda proporciona melhoria na qualidade do ar. Aos apaixonados por tendências, pontuamos: as plantas suspensas estão com tudo na decoração de lares e fazem toda a diferença na hora de enfeitar cada cantinho. Mas antes de saber quais plantas ideias para cultivo dentro de casa, o jardinista Fabrício Pereira lembra que é importante ficar atento para alguns detalhes que valem para qualquer espécie de planta. 

Por exemplo, a quantidade de rega necessária vai depender de cada espécie, mas é possível descobrir a periodicidade ideal “ao afundar um pouco o dedo na terra. Se ainda estiver úmida, espere mais uns dias. Caso esteja seca, é sinal de que chegou a hora de regar. Além disto, preferencialmente, se deve regar a terra e, só em condições excepcionais, as folhas”, explica o especialista.

Além disto, crie o hábito de passar um pano úmido nas folhas para retirar o pó. “Ao descartar uma folha ou um galho seco, passe um pouco de canela em pó no local do corte. O ingrediente é um cicatrizante natural e impede a entrada de fungos e doenças”, destaca Fabrício. 

Esclarecido alguns detalhes, é hora de ajudar na escolha das melhores opções de plantas para cultivo, o jardinista Fabrício Pereira separou algumas opções:

Pleomele: Pleomele é uma planta tropical muito resistente. A beleza de suas folhas chama atenção. Ela pode ser utilizada no interior em vasos ou plantada em jardins. A pleomele está entre as plantas indicadas pela Plants for Clean Air Council (PCAC), organização criada a partir de uma pesquisa da NASA para identificar meios de melhorar a qualidade do ar. Apesar de ser uma planta tropical a pleomele prefere o luz indireta ou meia- sombra. 

Espada de São Jorge: A Espada de São Jorge é conhecida pelo nome científico de sansevieria trifasciata, A Espada de São Jorge exige poucos cuidados. Não precisa de muita adubação, se adapta bem tanto ao Sol, quanto à sombra e não precisa de muita rega. Ou seja, é ideal para quem quer uma planta em casa, mas sem ter muito trabalho.

Suculenta: As suculentas são plantas que apresentam raiz, talo ou folhas engrossadas, característica que permite o armazenamento de água durante períodos prolongados. Elas costumam apontar suas necessidades, então, fique atento. Caso as folhas comecem a murchar, aumente gradativamente a quantidade de água; se as folhas da base começarem a apodrecer, diminua. Se ela ficar fina e perder muitas folhas, não está recebendo a quantidade necessária de luz. O ideal é proporcionar pelo menos quatro horas diárias de sol para que elas sobrevivam com saúde.

Cacto: Ótima opção para quem não tem tempo ou jeito para cuidar de plantas. O cacto gosta de muitas horas de luminosidade direta e pouca água. Quanto mais sol seu cacto receber, mais robusto e bonito ele ficará. Quando plantado em vasos, ele estaciona seu crescimento ao perceber que o espaço acabou.

Além da escolha assertiva das plantas, outro detalhe que traz um charme a mais é a seleção dos vasos. Fabrício explica que eles podem ser combinados de diversos jeitos, dependendo do espaço disponível e dos outros móveis existentes. Vasos coloridos estão em alta, promovendo uma junção de cores, eles trazem um colorido a ambientes sóbrios, por exemplo. Para quem não tem muito espaço, apostar em vasos suspensos em crochê é uma ótima saída. 

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, atualmente mora em Campinorte/GO, mas por 15 anos foi uma apaixonada residente de Palmas/TO e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora e ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.