Conheça o maguey ou agave americana: acreditava-se que a planta somente florescia após atingir cem anos de idade

Semana passada vi uma planta que me chamou a atenção, foi  no álbum do amigo @stefanohenrique que foi ao México para o RoboCup. Por não conhecer, fui logo perguntando… Sou péssima em botânica então o que me resta é perguntar. Ele me disse que seu nome era o maguey e que ela servia para várias coisas, seguem as foto:

 

Maguey, a planta mãe da cultura pré-colombiana mexicana.
Daiane Santana O que ela tem de tão importante? Alucinógena ou medicinal?

Stefano Henrique Rodrigues dela se faz papel, agulha e linha, arma, bebida.

 

Bem diferente, mas linda, não é? Me lembrou uma babosa gigante (rs).

Por curiosidade fui ver o que era e para que ela servia.

A Agave americana, conhecida popularmente como agave, pita, piteira, planta do século , maguey , ou aloe-americano é uma planta originária do México mesmo.

Se a flor caule é cortada sem floração, um líquido doce chamado  “água mel” reúne-se no coração da planta. Suas folhas de bordas espinhosas são distribuídas em rosetas, podendo atingir até três metros de comprimento. Sua floração é ocasional, podendo atingir até 8 m de altura. Foi a primeira espécie de Agave a ser levada para a Europa onde por muito tempo acreditou-se que planta somente florescia após atingir cem anos de idade. Popularmente atribui-se o nome de variedade marginata para aquelas plantas que tem as margens das folhas amarelas.

O néctar de agave , também chamado de xarope de agave, é comercializado como substituto natural do açúcar com um baixo índice glicêmico, que é devido ao seu alto conteúdo de frutose.

A planta é um pouco perigosa, sua seiva é muito ácida e se ​​entrar em contato com a pele pode doer muito, formando pequenas bolhas.

Tá aí, uma planta que não conhecia e pensei em compartilhar o conhecimento (via internet) com vocês também.

Curiosidade/bebida: O Mezcal e tequila são diferentes de pulque (bebida originada do meguey) e são bebidas destiladas. Na região de Tequila, agaves são chamados mezcales, e o produto de alto teor alcoólico de sua destilação é chamado mezcal. A tequila é feita de Agave tequilana , comumente chamado de “agave azul”. Mezcal pode conter o verme mezcal , e a pulque e tequila não.

Sabe de mais alguma coisa sobre ela? Deixe um comentário!  Tem alguma imagem? Encaminhe uma foto para contato@vivoverde.com.br

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

2 comentários em “Conheça o maguey ou agave americana: acreditava-se que a planta somente florescia após atingir cem anos de idade

  • 3 de julho de 2012 em 19:27
    Permalink

    Não conhecia essa planta, mas ela realmente é super interessante! Gostei muito de conhecer em quais situações ela é usada e também algumas de suas características. É muito legal conhecer plantas típicas de outros países, porque elas geralmente são bastante diferentes.

  • 5 de julho de 2012 em 1:48
    Permalink

    Então Rafaela, eu também não e foi isto que me chamou a atenção, no caso pensei que mais pessoas aqui também não a conheceria e seria uma oportunidade =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.