O valor de uma planta

Desenvolvimento e retrocesso caminham juntos atualmente, você não acha? Os homens lutam para que o desenvolvimento de seu país e sua cidade cresça e retrocedem quando descuidam dos recursos que necessitam para esse desenvolvimento, recursos esses que vem inteiramente da natureza.

Em um mundo globalizado, cheio de informações onde a palavra de ordem é comprar e vender, onde absolutamente tudo gira em torno do dinheiro, desde as alegrias até as tristezas humanas, fiz um questionamento: Se tudo tem um valor/custo, quanto vale uma simples árvore?Qual o valor de uma planta? Sim, de uma pequena planta, ou de uma semente dela, um fruto, qual o valor de um par de ramos verdes?

Cada pessoa que responder a essas perguntas vai ter algo particular a acrescentar.

Alguns fazendeiros dirão que uma árvore em suas terras vale muito, pois sua presença impede que ele tome uma multa milionária por estar em débito com sua reserva legal. Outros vão dizer que tem um custo elevadíssimo, pois foram obrigados a reflorestar suas terras, tendo que gastar R$ 5.000,00 por hectare, para que não fosse enquadrado como um criminoso ambiental, já que havia desmatado as margens do riacho que corta suas terras. Alguns agricultores familiares dirão que cada muda que eles plantam vale o sustento de suas famílias e a comida que vai a mesa. Os grandes agricultores dirão ainda que a conservação das árvores nativas em suas terras nem valem o quanto custam afinal R$ 2,50 por muda é um absurdo.

Mais para aqueles que vêem além do dinheiro, das coisas que podem comprar e dos benefícios que podem ter, uma planta é valiosíssima. Para aqueles que aprenderam observando os erros passados e que temem o futuro uma planta, uma árvore que seja, vale as flores que ela possa dar, vale o perfume que ela exala e o cheiro que atrai os animais, vale o alimento que eles carregam consigo, o pólen que perpetua as espécies e que poliniza outras plantas, que fecunda, que faz frutifica, que cai no chão, que serve de comida aos animais e seres humanos, que dispersão suas sementes, que com a água da chuva lava suas “cascas” e que a fazem germinam e crescem, dando sombra a quem precisa e remédio a quem tem dor.Vale a proteção dada ao solo do cansaço do sol e da chuva e à água a proteção da terra que assoreia. Vale a flor que dá aos apaixonados e abrigo aos microorganismos, que dá vida e oxigênio aos seres, que transforma o ambiente esturricado em um ambiente agradável, que “descola” suas folhas e nutri o solo, solo esse que esconde seres que nem imaginamos e muito menos conseguimos ver. Que dá emprego aos obstinados preservadores, que dá os utensílios de que precisamos, desde a madeira para suas construções até o papel que compra tudo.

Depois dessa uma planta vale muito!! Vale a conservação de nossos recursos mais essenciais e vale a vida de milhares de animais.

Uma planta não é apenas uma planta. Ela é mais que isso, ela á abrigo, é beleza, ela é essencial.

E p/ você quanto vale uma planta?

Responda a essa pergunta e saberemos que tipo de pessoa você é…

E lembre-se até os pensamentos mais arraigados são mutáveis, cabe a nós ajudar a transformá-los. Vamos nos falando…

Por Caroline Paris

Caroline Paris

Bióloga, Botânica, educadora ambiental...

Um comentário em “O valor de uma planta

  • 14 de outubro de 2010 em 21:02
    Permalink

    Olá, boa noite! Gostei muito do VV. Um achado! 🙂 O post “Nada Muda se você não Mudar” é ótimo. Parabéns a toda a equipe. Tenho muito interesse em estudos e manifestos pela sustentabilidade, por isso a empolgação hehehehe

    Tenho uma loja de camisetas (vendas online) chamada SambaClub e, um cuidado especial por uma coleção que lançamos – a SambaClub e-Co – onde espalhamos nossas ideias. A partir desse mês, todas as camisetas da coleção estão sendo produzidas com malha reciclada, além da tag com sementes de árvores frutíferas do Brasil.

    Fica o convite para uma visita 🙂

    http://www.sambaclub.com.br/vitrine/e-co.html

    http://www.sambaclub.com.br/qualidade.html

    Vamos nos aproximar. Talvez possamos pensar em algo juntos!

    Um abraço.
    Rogério

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.