Ecam Negócios Sociais: iniciativa chama atenção para responsabilidades socioambientais

Setor tem se mostrado promissor no Brasil.

Foto: Divulgação

O Brasil vem voltando a atenção para a preservação e  desenvolvimento das comunidades que vivem no bioma. Iniciativas como a da Ecam Negócios Sociais, destacam os trabalhos socioambientais em prol dessa causa. De acordo com pesquisas, o segmento de negócios sociais deve movimentar US$ 1 trilhão no mundo, nos próximos anos. 

No Brasil, o mercado tem se mostrado bastante promissor. São produtos e serviços que promovem o desenvolvimento territorial comunitário e trazem retorno às empresas que implementam as ações.“A Ecam, por exemplo, percebeu oportunidades de atuação como uma consultora de serviço para grandes empreendimentos ao redor do país e, com isso, lançou a Ecam Negócios Sociais, que já possui atuação em oito estados”, explica Ianaê Pivetta, do time da Ecam NS. 

Com a Ecam Negócios Sociais, a atuação é voltada para iniciativas estratégicas com o setor privado, por meio da implementação de mecanismos financeiros, relacionamento com stakeholders e no desenvolvimento de boas práticas que potencializam resultados de investimentos sociais. 

Para a organização, o investimento deve ser centrado no desenvolvimento das comunidades por meio de ações que se preocupem em colocar os atores locais como protagonistas, seja nos primeiros diagnósticos territoriais até a  implementação dos projetos. Em alguns casos, as comunidades passam por capacitações para participarem ativamente de todo o processo. 

Na avaliação da Ianaê Pivetta, do time de Ecam NS, é fundamental discutir o desenvolvimento das comunidades tradicionais da Amazônia, assim como  também  de outros biomas. 

“Temos uma experiência vasta na implantação de projetos com comunidades da Amazônia, por isso a nossa intenção é expandir e implementar o modelo em várias partes do Brasil, em comunidades urbanas, tradicionais, rurais, com o objetivo de fortalecer  essa pauta de responsabilidade socioambiental às empresas e diminuir as diferenças sociais no país.  Esse é um modelo de negócio social completamente adaptável, que possibilita  às empresas de todo Brasil abraçarem as responsabilidades sociais e ambientais e contribuírem para o desenvolvimento  das comunidades que estão na sua área de influência”, ressalta. 

Para saber mais sobre a Ecam Negócios Sociais, clique aqui

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.