Incrível bicicleta de papelão: custo de apenas 20 reais

Inspirado por uma canoa feita com papelão, o engenheiro mecânico israelense Izar Gafni, eterno apaixonado por bicicletas, resolveu criar uma dentro dos padrões e usando a mesma matéria base da canoa.

Se o papelão não afundava nem se dissolvia na água então fazer uma “bike” era perfeitamente possível.

O projeto inteiro demorou 3 anos para ser concluído sendo os dois primeiros, dedicados exclusivamente a conhecer, estudar e decifrar as propriedades do papelão, principal matéria-prima a ser usada.

 

 

O protótipo produzido com 90% de materiais reciclados (principalmente o papelão) pesa 9,5 quilos, suporta cerca de 250 quilos em cima dele, é a prova de água e a prova de fogo!
Muito bom!

Além do custo de produção ser baixo (estimado em apenas R$20,00 reais, bicicleta para adultos e R$10,00 reais para crianças), seu sistema de pedal acionado por correia a torna praticamente livre de manutenção.

No momento, Gafni está trabalhando com uma empresa parceira tentando levantar fundos para finalizar os processos de fabricação e em seguida iniciar a produção.

A bicicleta para mim está entre as maiores invenções do homem, ficando também entre os sistemas de transporte mais eficientes do planeta, pois converte 99% da potência de uma pessoa em mobilidade até cinco vezes mais rápida do que o caminhar. Em termos de equipamento chega próximo da perfeição.

Imagine então esta mesma invenção produzida quase que totalmente com material reciclado?
Simplesmente sensacional!
Assista o vídeo abaixo (em inglês) e conheça mais um pouco do processo de produção.

Caso este projeto vingue, com certeza haverá uma mudança de paradigma no conceito de mobilidade urbana mundial.

Grande abraço!

Fonte: dezeen.com

Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Em 1992 com a chegada do microcomputador fiz diversos cursos na área de design entre eles Photoshop (Senai), Indesign e QuarkXpress (Casa de Editoração), Corel Draw e FreeHand (Market) entre outros, aprendendo muito como autodidata também. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Jornalista registrado no Ministério do Trabalho e Emprego sob o número: 0016467MG. Vida inteligente na WEB.

2 comentários em “Incrível bicicleta de papelão: custo de apenas 20 reais

  • 16 de agosto de 2013 em 18:44
    Permalink

    Gente amei quero uma para mim! 😉

  • 19 de agosto de 2013 em 0:19
    Permalink

    Ideia muito boa mesmo Hellen. Quem sabe não chega rápido ao Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.