IPEA disponibiliza Atlas de Vulnerabilidade Social dos municípios brasileiros

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com outras seis instituições, construiu um Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) para os mais de 5 mil municípios brasileiros. E que podem ser consultados no site IVS em forma de mapa, histograma e ainda pode fazer o download em formato csv.

Mapa do Tocantins representando o indicador de Renda e Trabalho.
Mapa do Tocantins representando o indicador de Renda e Trabalho.

Para falar sobre vulnerabilidade social e políticas públicas, o vídeo abaixo apresenta Marco Aurélio Costa, diretor de Estudos e Políticas Regionais Urbanas e Ambientais do Ipea e Paulo Jannuzzi, Secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Mas o que é Índice de Vulnerabilidade Social? Assista ao vídeo abaixo, onde Bárbara Marguti, coordenadora de Estudos e Desenvolvimento Urbano do Ipea esclarece o que é o IVS.


Marco Aurélio Costa ainda apresenta os resultados do IVS (vídeo abaixo), onde por meio dos indicadores observa-se que entre 2000 e 2010 o Brasil registrou um avanço de 27%  do IVS, o que significa uma regressão em 27%. Para a renda e trabalho houve uma redução significativa, que decorre principalmente do avanço da população, redução da ocupação e da redução do trabalho infantil, já na infraestrutura urbana, o IVS passou de médio para baixo o índice de vulnerabilidade social, esta evolução se deu principalmente pelos indicadores de saneamento básico. No capital humano, houve uma redução de 28% , recuando de alta para média vulnerabilidade social.

Você ainda pode consultar a prosperidade social da sua localidade, que é a análise integrada do Desenvolvimento Humano com a Vulnerabilidade Social, a ocorrência simultânea do alto Desenvolvimento Humano com a baixa Vulnerabilidade Social, sugerindo que nas porções do território onde ela se verifica, ocorre uma trajetória de desenvolvimento humano menos vulnerável e socialmente mais próspera.

A Prosperidade Social, nesse sentido, reflete uma situação em que o desenvolvimento humano se assenta em bases sociais mais robustas, onde o capital familiar e escolar, as condições de inserção no mundo do trabalho e as condições de moradia e de acesso à infraestrutura urbana da população são tais que há uma perspectiva de prosperidade não apenas econômica, mas das condições de vida no meio social.

Isto mostra que o Brasil está caminhando bem, quando analisado de forma macro.  Mas mesmo com a vulnerabilidade social caindo, ela ainda é alta nas regiões norte e nordeste, sendo Alagoas o Estado com com maior vulnerabilidade social.

Fica a dica! 😉

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.