Maternidade e o meio ambiente: Do conceito até a prática

Foto: Hellen Flor

Primeiramente queria agradecer a Daiane por ter me feito esse convite de ser uma colaboradora nesse seu projeto lindo e inovador que é o Vivo Verde.  Aceitei na hora, pois aos meus 32 anos, vivo hoje um momento transformador que é a maternidade. E poder colaborar com o Vivo Verde linkando o meu ponto de vista e vivência da maternidade com o meio ambiente, será um desafio que encaro sem medo.

Falar da minha experiência com a maternidade é sempre um prazer imenso. Sem romantização, sem exageros, sem fantasias. A maternidade real, oficial.

O Bernardo veio para revolucionar minha vida, meus conceitos e hábitos sobretudo. Desde a minha rotina, aos meus costumes e regras. Me vejo hoje uma pessoa muito mais evoluída do que antes da maternidade. Ser mãe me permitiu ver o mundo por uma outra ótica. É diferente quando se tem um filho, você não pensa mais só em você, e mais que isso, sua prioridade em tudo passa ser eles, os filhos.

Olha que responsabilidade imensa que eu tenho, de criar e formar meu filho para ser um bom e revolucionário ser humano. Sonho e luto por isso, de um dia lá na frente quando o Bernardo já tiver maior, ele enxergar o grande homem e cidadão que ele se tornou. Me orgulhar e me sentir responsável pela sua educação e hábitos.

Foto: Hellen Flor

Tentarei nos meus textos publicados aqui sempre passar para vocês o meu ponto de vista, experiências e até mesmo expectativas sobre a maternidade e o meio ambiente. Sei que no decorrer desse desafio, eu não estarei somente escrevendo sobre este assunto, mas também estarei vivendo novas experiências e aprendizados sobre o tema.

Então assim, falar de maternidade é falar de educação, influência e formação. Dito isso, a maternidade está sim muito ligada ao meio ambiente. Olha quanta responsabilidade carregamos quando viramos mãe. Somos a principal responsável pela formação do caráter, moral e consciência de nossos filhos. E mais, somos a maior influenciadora e referência que eles terão.

Essa educação e formação precisa ser exercida ainda quando nosso bebê está na barriga. Que vire hábito esse diálogo consciente e influenciador, afinal, teremos essa conexão pelo resto da vida.

Quando se fala de maternidade e meio ambiente, a retórica não pode ser embasada somente nas práticas sustentáveis e bons hábitos ambientais. Apresentar a natureza para a sua cria é importante. O contato, a visão, o saber e o viver.

O bom de tudo isso, é que virar mãe é uma boa e favorável chance de você não só ensinar, mas também aprender. Aprender que precisamos mais do um bom discurso sobre o assunto, precisamos colocar em prática.  

Desde quando descobri que estava grávida, decidi viver essa aventura da forma mais natural e intensa possível.  Sempre pensando no meu bem-estar e do meu filho. Estabelecendo uma conexão com ele ainda dentro de mim. Foi fundamental. Bernardo é muito receptivo com tudo que apresento da natureza para ele. É o meu exercício diário. Respeitando, claro, o seu tempo e receptividade.

Foto: Hellen Flor

Mas olha, o Bernardo desde pequenininho estabeleceu uma ligação bem forte com a força da Natureza, tanto que assim que ele nasceu ele foi diagnosticado com aquele probleminha da Icterícia, conhecida como “amarelão”. Sabe qual foi o remédio que curou ele? Tomar banho de sol peladinho todas as manhãs e banhar com o chá da folha do picão. Foi batata, 15 dias desse tratamento natural, meu bebê estava curado. Desde então, “Bê” ama tomar sol pela manhã peladinho, fica olhando pro céu caçando o sol. Ele ama o céu.

Bom pessoal, vamos nos encontrar muito por aqui ainda. Espero trocar muitas ideias, experiências e colaborar com vocês no que eu puder. Vamos fazer desse espaço, nosso espaço. Até mais !

Hellen Flor

Hellen Flôr, 32 anos, é jornalista por formação e social media. Uma apaixonada pela natureza e agora mãe do menino Bernardo. Juntos se aventuram nesse mundo da maternidade. Uma entusiasta que agora tem uma missão desafiadora de ser a maior educadora e influenciadora do menino Bê. <3 Contato: E-mail - maternidade@vivoverde.com.br | Twitter: @_HellenFlor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.