Novo estudo encontra microplásticos em frutas e legumes

Novo estudo encontra microplásticos em frutas e legumes.

Imagem de Hans Braxmeier por Pixabay

Um estudo recente publicado na revista Environmental Research revelou que os microplásticos são absorvidos nas frutas e vegetais que consumimos. Segundo o estudo, os cientistas descobriram que alguns dos produtos mais consumidos, incluindo maçãs, cenouras, abacaxis, couve e couve, podem estar contaminados com altos níveis de plástico.

O estudo descobriu que maçãs e cenouras estão entre as frutas e legumes mais contaminados. Essa nova revelação é motivo de preocupação, considerando que essas são partes vitais da cadeia alimentar. Os médicos geralmente recomendam comer muitas frutas e legumes para estimular o sistema imunológico do corpo. No entanto, a abundância de microplásticos nesses alimentos pode prejudicar seus benefícios e levar a mais complicações de saúde.

A publicação da pesquisa destacou a ingestão diária de plástico como preocupante para crianças e adultos. Embora a quantidade de plástico consumido pelas frutas tenha sido menor do que a da água engarrafada, ainda há motivos de preocupação.

De acordo com outro estudo publicado na revista Nature Sustainability, os microplásticos podem ser absorvidos pelas raízes da alface. Uma vez absorvidos, os microplásticos são transportados para partes comestíveis das culturas através dos sistemas internos de transporte de água e alimentos.

Vários grupos de pressão estão pedindo mais informações sobre o efeito dos microplásticos no corpo humano. De acordo com Maria Westerbos, fundadora da Plastic Soup Foundation, a empresa tem levantado preocupações sobre a presença de microplástico em peixes e outros animais marinhos. A fundação agora está preocupada com a presença de plástico nos produtos e especula que pode haver microplásticos em nossos produtos à base de carne.

“Há anos que sabemos sobre plástico em crustáceos e peixes, mas é a primeira vez que sabemos sobre plástico entrando em vegetais”, disse Westerbos. “Se está entrando em vegetais, está entrando em tudo que come vegetais também, o que significa que também está em nossa carne e laticínios.”

Estão em andamento estudos para determinar os efeitos do consumo excessivo de microplásticos por dia em nossos corpos.

Fonte: Inhabitat

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.