Publicidade e sustentabilidade, descubra os diferenciais do seu produto

Imagem: Google Imagens

Publicidade e sustentabilidade ainda são primas, mas logo logo irão se tornar irmãs gêmeas. O consumo consciente, a preocupação ambiental, a transparência e o valor social dos produtos vão ditar o ritmo das campanhas publicitárias em muito pouco tempo. As exigências legais de informações nos rótulos sobre presença de agrotóxicos e outras informações relevantes para o consumidor devem ser ampliadas e o mercado saberá tirar proveito disso.

Num supermercado do Paraná, observei nas gôndolas de verduras a foto do produtor e as informações sobre a propriedade onde hortifrutis eram produzidos. O consumidor poderia ir conferir as condições de trabalho, as técnicas de manejo de fertilizantes e defensivos, armazenagem e transporte. Isso deve e precisa ser ampliado para outras estados, outros produtos e seguimentos, não apenas como fator de agregação de valor social aos produtos mas para ampliar a relação de confiança do consumidor com aquele produto, reforçando a fidelização e criando vínculos que vão gerar a sustentabilidade do negócio.

A publicidade moderna vai destacar esses diferenciais, não mais apenas o design, a conexão com a modernidade, o estilo de vida e o modismo que construíram as marcas nas últimas décadas. O marketing tem a missão agora de construir a reputação do produto ou do serviço, mostrando a sua relevância para a vida das pessoas e comunidades. Sentimentos, sensações, experiências, conexões com a natureza ou a vida social do lugar estarão nas peças publicitárias, sobretudo na internet, onde os espaços são maiores e mais baratos.

Se você vende algum produto ou presta algum serviço comece a se conectar a sustentabilidade da sua marca. Explore cada característica, por mais irrelevante que possa parecer. Se o seu produto é vegano pois não utiliza nada do reino animal dê destaque a isso. É orgânico, natural, impacta o desenvolvimento de uma comunidade, não polui rios, sua empresa distribui lucros, recicla o lixo, é parceiro de entidades assistenciais, apóia o esporte ou a cultura ou simplesmente é comercializado por um preço justo. Descubra seus diferenciais e enfatize na construção da reputação da sua marca. Isso é ser sustentável.

Mas e você? O que acha da publicidade ambiental atual? Comente abaixo!

Também convido você leitor a enviar e-mails com dicas, dúvidas e contribuições positivas e/ou negativas em meu e-mail: publicidadeepropaganda@vivoverde.com.br 

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Marcelo da Silva

Sou publicitário em Palmas/TO, com MBA em Marketing Político e diretor de criação da Agência Public. | E-mail: publicidadeepropaganda@vivoverde.com.br | Twitter: twitter.com/marcelosilva_to

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