Sativex – Remédio a base de cannabis pode vir ao Brasil.

O fármaco aparenta resolver 50% dos problemas com esclerose múltipla. Segundo o fabricante, é o mais eficiente no momento. A esclerose multipla é uma patologia sob condição neurológica degenerativa. Esta associada também a sintomas de depressão e sinais de deficiência. Um dos sintomas de depressão é a dor nervosa (dor neuropática).

O medicamento é disponibilizado em spray sublingual e pode apresentar alguns efeitos colaterais, como irritação na boca (boca seca) e tonturas, provenientes do THC. Pacientes acima de dezoito anos, com esclerose múltipla, podem ser tratados com Sativex. Se usado no tratamento de idosos não é necessário nenhum cuidado especial, porém visitas frequentes ao médico são recomendadas.

Produzido pela GW Pharmaceuticals e comercializado pela Bayer Healthcare, o medicamento, por enquanto, está disponível apenas para o Canadá.

O porta-voz da GW Pharmaceuticals, Mark Rogerson, alega que: “É perfeitamente possível ter uma substância segura e útil sendo usada pelos médicos ao mesmo tempo que é proibida nas ruas. O Sativex não tem nada a ver com os cigarros de maconha e não compra essa briga. É óbvio que se trata de uma substância polêmica, mas ela vem para o nosso bem, assim como a morfina, derivada do ópio. O fato de usarmos morfina nos hospitais hoje em dia não faz ninguém querer que o ópio seja legalizado nas ruas, certo?”

Ao ser questionado sobre a possibilidade do mecidamento gerar vício, diz “A cannabis não vicia, não gera dependência química e nunca matou ninguém de overdose. O corpo jamais vai exigir que a pessoa consuma cannabis ou enfrente uma crise de abstinência”.

No Brasil, a lei defende que todo medicamento derivado de plantas ilícitas não pode ser comercializado. Entretanto, excessões podem ser criadas, como ja é o caso da morfina.

Fontes:
portaldaeducacao.com.br
bayer.ca
neurology.org (necessário cadastro).

10 comentários em “Sativex – Remédio a base de cannabis pode vir ao Brasil.

  • Pingback: Tweets that mention vivoverde » Sativex – Remédio a base de cannabis pode vir ao Brasil. -- Topsy.com

  • 22 de novembro de 2010 em 13:58
    Permalink

    Matéria muito interessante Pedro. Eu já sabia dos estudos, mas nada comprovado em relação aos remédios que já poderiam estar em circulação! Legaus.

  • 25 de novembro de 2010 em 23:39
    Permalink

    Mas cada pessoa é uma pessoa e responde de uma maneira diferente à determinados tratamentos e substâncias, o Sativex pode no mínimo, ser a abençoada opção para pessoas que já testaram todos os medicamentos medicamentos disponíveis sem efeitos positivos..E proibir a comercialização com argumentação embasada em preconceito não cabe mais nesse momento que vivemos hj em dia

  • 3 de outubro de 2011 em 18:25
    Permalink

    É muito fácil você bloquear qualquer coisa que não lhe interessa, eu e todos os portadores de esclerose múltipla sofremos com os terríveis efeitos dos espasmos, qualquer medicamento que vier aliviar os sintomas, por nós, e por qualquer um que esteja vinculado emocionalmente ou a tratamento médico, aprovaria de imediato essa medicação, por entender o quanto é essencial. Deixo aqui o meu protesto e com penar dessa lei absurda que só vem a me prejudicar, ou melhor, nos prejudicar e ter que suportar os sintomas. Que venha por direito esse medicamento.

  • 30 de novembro de 2011 em 21:13
    Permalink

    No Brasil …..Raaaaaa ….. Hipocrisia a vista …. se o laboratorio nao pagar muitos milhares de dolares para os senadores e deputados de Brasilia….nada feito ….não vai rolar galera ….vamos ter mesmo é que importar do canadá que tá mais perto ….. Vai ate´sair mais barato …. BRASIL …PAIS DE LADRÕES DENTRO DA LEI .

  • 29 de julho de 2012 em 22:49
    Permalink

    Infelizmente no nosso país a liberação de um medicamento para alívio de sintomas de uma doença incurável como a Esclerose Múltipla é quase impossível. No entanto, o uso da maconha e sua compra é bastante fácil em qualquer lugar, pois muitos dos que tem o poder político são os maiores usuários.
    Legalizar a droga “in natura” podemos discutir, mas proibir um remédio…

  • 11 de agosto de 2012 em 11:33
    Permalink

    Estou deficiente físico a quase 20 anos devido lesão na medula por fratura de coluna, e por conta disso tenho dor neuropatica severa, intensa e intermintente. Alguem poderia me ajudar em me orientar como faço para conseguir importar esse medicamento Sativex?

    Obrigado

    Helvécio

  • 13 de agosto de 2012 em 3:39
    Permalink

    As únicas informações que temos são estas da matéria. Desculpa não poder ajudar mais… Seria bom se você fizesse uma pesquisa mais apurada na internet, provavelmente você encontre algo ou pelo menos uma resposta.
    Desejo boa sorte!

  • 30 de agosto de 2012 em 15:11
    Permalink

    é bom até para mal de parkison

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.