Será que #euvivoverde quando me alimento?

Como você se alimenta e a observação da origem destes alimentos revela muito sobre você!

Foto: Divulgação / Diario da Amazônia

Você já pensou de onde vem e como foi produzido o alimento que está à sua mesa todos os dias? A forma como nos alimentamos tem influência no meio em que vivemos, por isso não podemos negligenciar a relação entre a nossa alimentação e o Planeta.

Alimentar-se bem não é apenas sinônimo de ingerir os nutrientes que nosso corpo precisa. O ato de se alimentar pode ser pensado como o fim de um processo. Antes de o alimento chegar ao nosso prato ele foi planejado, cultivado, escolhido e processado. Toda essa cadeia gera impactos e é disso que vamos falar nesta coluna.

Uma alimentação saudável deve estar relacionada às práticas produtivas e por isso é importante considerarmos o conceito de alimento bom, limpo e justo. Um alimento bom é aquele produzido preservando sua naturalidade. Alimento limpo é aquele proveniente de práticas que não agridam a biodiversidade e um alimento justo é aquele produzido promovendo justiça social, oferecendo condições dignas de trabalho e remuneração adequada aos produtores, respeitando sua diversidade cultural e tradições locais.

Conhecer o processo de produção do alimento que chega à nossa mesa é fundamental para entendermos a importância da valorização da diversidade e preservação do meio.  Devemos nos perceber como parceiros de todos aqueles que estão envolvidos na cadeia produtiva, e não apenas como consumidores de alimentos. Por isso, consumir alimentos provenientes de uma boa gestão de recursos naturais também uma forma de se alimentar de maneira saudável.

Eu sou a Patrícia Magro, Engenheira de Alimentos, Mestre em Agroecossistemas, pós-graduanda em gastronomia e idealizadora do Restaurante Alecrim – Cozinha Inteligente. Estou embarcando nesse portal para falar sobre alimentação e suas relações com o meio em que estamos inseridos.

Quer embarcar nessa comigo? Entre em contato alimentos@vivoverde.com.br e mande dúvidas e sugestões!

Patrícia Magro

Eu sou a Patrícia Magro, Engenheira de Alimentos, Mestre em Agroecossistemas, pós-graduanda em gastronomia e idealizadora do Restaurante Alecrim – Cozinha Inteligente. Estou embarcando nesse portal para falar sobre alimentação e suas relações com o meio em que estamos inseridos. Quer embarcar nessa comigo? Entre em contato - E-mail: alimentos@vivoverde.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.