5 produtos sustentáveis para ter em casa

Escolher produtos sustentáveis, que não estão relacionados a problemas ambientais e sociais – como desmatamento, desperdício de recursos naturais, impossibilidade de reciclagem e condições desumanas de trabalho – é uma boa forma de colaborar com a proteção do meio ambiente e um mundo melhor para todos. É fazer um consumo consciente! Veja a seguir cinco opções para aderir em casa:

1 – Produtos de limpeza biodegradáveis

Em geral, os produtos convencionais de limpeza possuem diversas substâncias químicas que poluem cursos d´água, prejudicam a vida de animais e até podem causar problemas para a saúde. Escolha produtos feitos a partir de ingredientes naturais, como água, vinagre e álcool, ou que tenham em sua composição substâncias biodegradáveis, ou seja, que possam ser absorvidos pela natureza. Se preferir produtos com aromas, prefira óleos essenciais no lugar de perfumes sintéticos.

2 – Invista em uma cisterna para captar água da chuva

Um dos produtos sustentáveis mais interessantes para se ter em casa é uma cisterna, que nada mais é do que um depósito ou reservatório que serve para captar, armazenar e conservar água, seja da chuva ou de reuso, como aquela que é descartada da máquina de lavar.

produtos sustentáveis

Você pode usar essa água para higienizar calçadas, quintal ou mesmo os utensílios de jardim.

Eu já estou iniciando aqui em casa a nossa cisterna, com capacidade de 36 mil litros de água da chuva, ainda há muito trabalho, mas o importante é iniciar! Veja na foto abaixo:

As escavações estão no início, tivemos o cuidado de ter que derrubar uma palmeira apenas. Foto: Daiane Santana
As guarirobas que estavam plantadas no local, foram realocadas. Foto: Daiane Santana

3 – Sacolas retornáveis e duráveis

Também chamadas de ecobags, essas sacolas costumam ser baratas e podem substituir perfeitamente as sacolas plásticas usadas para carregar compras. Prefira as feitas de tecido, como o algodão, que são laváveis e podem ser usadas em qualquer lugar. Para quem quer ir além do básico, você pode usar sacolas retornáveis também na pesagem de frutas e verduras. Aquelas transparentes distribuídas nos mercados ou feiras dificilmente são reutilizadas.

Alguns estabelecimentos já fizeram a troca por sacolas biodegradáveis, mas como ainda não são todos, que tal começar fazendo a sua parte e recusando as sacolinhas de plástico?

4 – Esponjas naturais de limpeza

Sabe aquelas esponjas naturais, também chamadas de buchas, que muita gente costuma usar no banho? Que tal usá-las também para lavar louça e substituir as esponjas comuns?

As buchas são naturais, vêm de uma planta e ao final de sua vida útil podem ser compostadas em um aterro sanitário, onde desapareceriam rapidamente. No começo, você pode estranhar um pouco, mas depois verá que elas funcionam tão bem quanto as sintéticas, com a diferença que no final, você está ajudando o meio ambiente e produzindo um lixo a menos!

5 – Troque as lâmpadas comuns pelas versões em LED

As lâmpadas em LED são mais sustentáveis que a versão comum. Elas são ecoeficientes, ou seja, consomem menos energia, são mais resistentes e, portanto, tem uma durabilidade maior. Além disso, têm baixa emissão de calor e tensão. São consideradas as melhores opções para iluminação.

produtos sustentáveis

Uma outra alternativa que surge no caso da iluminação, é além de trocar as lâmpadas comuns por LED, utilizar as de abastecimento solar, para iluminar a parte externa da sua casa. Uma boa não é mesmo? Menos agressão ao meio ambiente e ainda economia na conta de luz!

Fonte: Portobello

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.