Tecnologia sendo empregada no uso de energia sustentável
No artigo anterior, comentamos sobre o uso da tecnologia em automóveis, substituindo motores a combustão por motores elétricos, tendo como objetivo a diminuição de poluentes no meio ambiente causados pela queima de combustível.
E já que citamos a tecnologia de motores elétricos como um meio de evitar poluentes, será que a produção por sí só da eletricidade não degrada o meio ambiente, trazendo consigo alguns problemas? A resposta pode ser facilmente percebida na construção de hidrelétricas, que normalmente alteram e muito a região no qual são construídas. No Tocantins, onde temos a hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães , temos a formação de um lago sobre o rio Tocantins que possui uma extensão em torno de 120 km, surgindo na cidade de Lajeado-TO, chegando até a cidade de Porto Nacional-TO.
Durante o processo de construção de hidrelétricas a formação do lago obriga a readaptação de seres vivos no entorno, fazendo com que animais e seres humanos tenho que se locomover de seus antigos locais de residência para novos, onde o nível e fluxo da água não sofrerá alterações; para citar uma das questões envolvidas no processo.
Como retratado no artigo Como a tecnologia está envolvida com o meio ambiente em vários âmbitos da sociedade o que temos hoje são regras mais rígidas sobre a exploração e preservação do meio ambiente e considerando que a construção de hidrelétricas gera muitos problemas para a fauna e flora, temos hoje várias soluções para produção de energia elétrica causando menor impacto, como é o caso das placas solares, também chamadas de painéis solares fotovoltaicos. Um painel solar é composto de pequenas células fotovoltaicas (PV) que se ligam, convertendo a energia do sol em eletricidade utilizável. A colisão das partículas de elétrons dentro do painel é o que gera o fluxo de eletricidade que liga a lâmpada e alimenta sua TV, laptop, ou qualquer outro aparelho.
Com o uso de placas solares, podemos ter menor influência negativa na fauna e flora ao nosso redor, bem como ter em nossas casas uma fonte sustentável de energia mais limpa e mais verde, graças a tecnologia empregada na construção e funcionamento desse item que permite a instalação do mesmo de maneira prática e a cada dia financeiramente mais acessível para todos.