Como a manutenção preventiva do carro pode contribuir com o meio ambiente

A manutenção preventiva vai muito além de cuidar do seu automóvel. Essa também é uma excelente maneira de contribuir com o meio ambiente através de cuidados básicos e rotineiros. Saiba mais!

A manutenção preventiva, além de ser essencial para o bom funcionamento do automóvel, ainda pode contribuir com o meio ambiente. Afinal, a poluição produzida pelos veículos não afeta apenas o ambiente em que vivemos, mas também a saúde das pessoas.

Por isso, a manutenção de carros é fundamental para garantir um meio ambiente mais saudável e a saúde da população de maneira geral. E, se por um lado ainda não existem maneiras de erradicar de vez a poluição gerada pelos automóveis, por outro é possível ter pequenas ações que ajudam na construção de um mundo menos poluído.

Manutenção preventiva e meio ambiente

Muito se discute nos últimos anos sobre a poluição do meio ambiente, em todos os seus aspectos. E, a poluição do ar é motivo de alerta para a população de maneira geral. Afinal, ela afeta diretamente a saúde das pessoas além de destruir o meio em que vivemos.

Pequenas ações fazem a diferença, embora não vejamos o resultado imediato dessas atitudes. E aqueles que fazem uso de transporte próprio, seja para trabalho ou apenas deslocamento de rotina, também podem contribuir para amenizar os impactos da poluição do ar.

Com a manutenção preventiva é possível reduzir o impacto de poluição que o carro tem no ar, isso porque um equipamento em bom estado funciona melhor, produzindo menos agentes poluidores e liberando menos gases que contribuem para o efeito estufa.

Assim, além de se manter seguro com o próprio automóvel, é possível contribuir de maneira positiva para o meio ambiente e para as futuras gerações com ações simples e que garantem melhor qualidade para seu próprio veículo.

Dicas para cuidar do automóvel e do meio ambiente

Existem algumas ações que ajudam a melhorar o funcionamento do seu carro e cuidar do meio ambiente ao mesmo tempo. Veja algumas dicas para aplicar na manutenção e uso do seu carro.

Escolhendo o carro

Caso ainda esteja na escolha de qual será seu carro, você pode optar por um modelo que seja amigo do meio ambiente. Ou seja, polui menos o meio ambiente e o ar à nossa volta. O INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) tem uma tabela para consulta dos automóveis mais ecológicos que estão no mercado brasileiro.

Use o combustível de maneira consciente

Além de aumentar os gastos com o automóvel, o uso de combustível é um dos principais fatores que poluem o meio ambiente. Por isso, realizar esse consumo de maneira consciente contribui para a sua vida financeira e para o meio em que você vive.

Assim, a manutenção preventiva ajuda a evitar o consumo excessivo e, para além disso, busque sempre utilizar combustível de fontes confiáveis, sem adulteração.

Tenha atenção na maneira de dirigir

A forma como dirigimos também pode impactar na poluição. Afinal, uma direção mais suave e com cautela evita o consumo excessivo de combustível, desgaste de pneus e, consequentemente, mais poluição no ar.

Dirija de maneira consciente e com atenção para não impactar de maneira negativa no meio ambiente.

Use peças originais

O uso de peças originais do automóvel evita o desgaste e funcionamento irregular do motor e outros componentes. Nesse mesmo sentido, as peças originais trabalham de maneira mais harmoniosa no conjunto, fazendo com que ocorra menos desgaste e menos poluição devido ao atrito provocado. Realizar a manutenção preventiva ajuda a não usar peças já desgastadas.

Fique atento ao descarte

Ao realizar a manutenção preventiva e a troca de peças ou equipamento do automóvel, aquilo que não será mais usado é descartado. Mas é importante ter consciência do destino desse descarte. Além da poluição do ar, as peças e pneus descartados de maneira irregular podem contribuir para outros tipos de poluição do meio ambiente, como a do solo e da água.

Desse modo, dar o destino adequado após a revisão periódica do carro é tão fundamental quanto realizar de maneira consciente o uso do automóvel no dia a dia.

A manutenção preventiva, além de contribuir para a longevidade do automóvel, seu bom funcionamento e evitar gastos não previstos, ajuda na manutenção de um meio ambiente saudável, com menos poluição e com garantias de um futuro com qualidade de vida para as futuras gerações.

Por: Jeniffer Elaina, do site Smartia Seguros.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.