O apocalipse é amanhã, só pode!

Não quis ser alarmista em meu título, o que fiz foi apenas um retrato do que as notícias desde ontem estão nos mostrando. Sou assinante do jornal online Ambiente Brasil, o indico assim como já me indicaram a todas às pessoas da área ambiental.

As notícias de hoje mesmo foram bem “tranquilizadoras”, vejamos:

– Emissões de gases do efeito estufa devem dobrar até 2050

Está bem, 2050 não é amanhã, mas imagine… Você com certeza conhece alguém que viveu há 50 anos atrás e que pode te contar histórias (belas ou não) daquele tempo! O que quero dizer è que não está tão distante assim. Segundo a matéria o aumento é de até 50%, um número consideravelmente MUITO alto e as causas são bem relevantes, “principalmente em razão da maior demanda de energia e do crescimento econômico nos grandes países emergentes”. O que o leitor Gabriel Dread até me fez atentar para o assunto esta semana, depois da matéria sobre o vídeo mostrando os números de Belo Monte.

Segundo a OCDE, a fatia dos países dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) nas emissões globais de gases de efeito estufa, que provocam o aquecimento global, passou de 30% nos anos 70 para 40% atualmente.

Olha que bonito, estamos bem “mals” na fita, não é? Enfim, o maior aliado a esta notícia é o dióxido de carbono (CO2), que pode crescer em até 70% em emissões. O grande vilão deste aumento é a grande demanda dos automóveis e da aviação também.

Segundo cientistas, uma concentração de CO2 na atmosfera em 450 partes por milhão (ppm), limitaria em 50% a possibilidade do aumento da temperatura mundial em 2°C, meta de aquecimento definida em 2010 na conferência internacional em Cancún.

Estes 2° C é o ápice do aumento da temperatura, até este patamar, considera-se que ainda poderíamos “sobreviver”, ou melhor, suportáveis ou adaptáveis. Entendeu agora que o caso é bem sério?

‘Se não houver novas medidas governamentais, a concentração de CO2 na atmosfera poderá atingir 685 ppm em 2050′, afirma a organização, ressaltando que isso poderá resultar em uma alta média de 3,7°C a 6° da temperatura do planeta até o final do século.

A OCDE pede que haja uma mudança nas políticas governamentais, é o que eu digo, não é só por causa disto que eu vou ter que me privar de comprar um carro (abrir mão de um conforto) sendo que pode haver medidas que façam com que os carros parem de emitir tanto CO2, considerando que não é só ele o grande vilão. É bom ressaltar que a matéria ainda lembra que, as energias fósseis ainda continuarão representando 85% das energias utilizadas no mundo.

~~ Teve-se ter uma visão mundial, para as causas ambientais! ~~

– Temperatura global pode subir em 6 ºC até o fim do século, diz OCDE

Esta sem dúvidas foi a melhor da semana, acompanhando o gancho da anterior, claro! Quando vi no facebook, só lembrei pensei em nós, Palmenses que quase morremos com as altas temperaturas nos períodos de estiagem…

O cenário de mudança climática poderá acarretar graves consequências ao planeta, incluindo financeiras, mas ainda a tempo de reverter esta situação.

Ta aí, bem bom que lembraram que isto pode afetar o bolso, isto me soa como um lado positivo e de esperança, afinal a coisa só anda desta forma mesmo! Sejamos verdadeiros.

De acordo com o documento, medidas concretas para mudar este panorama, principalmente a forma de geração de energia até 2050 e a redução das emissões de gases de efeito estufa em 70%, custariam 5,5% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial.

Só para reforçar!
Pelo o que posso pressentir, lá vem mais conferências, reuniões e encontros de grandes líderes mundiais que não resultam em nada e lá vamos nós!

– Conama limita emissões de poluentes

Indústrias, refinarias de petróleo, termoelétricas a gás e a óleo e fábricas de cimento, que entraram em operação antes de 2006, terão que reduzir as emissões de poluentes aos níveis adotados para as novas plantas. A medida foi aprovada nesta quinta-feira (24) durante reunião do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

O que posso dizer? “Já estava na hora?”. Mas não se iludam… Isto vai demorar de 5 a 15 anos para se adequar, até lá muita coisa vai passar em branco. E olha, segundo a matéria, isto deverá ser MONITORADO! Sabe? Aquele velho jeitinho Brasileiro? Pois é, eu até que tenho esperanças, pois sou do tipo que festejo, (solto fogos de artifício) quando uma medida ambiental é proposta (desde que seja favorável ao meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas).
Bom, sabe de uma coisa pessoal? Se preparem… Se preparem!

Retirei estas informações daqui, daqui e daqui.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Um comentário em “O apocalipse é amanhã, só pode!

  • 25 de novembro de 2011 em 14:49
    Permalink

    Tudo isso pela inconsciência da humanidade. Enquanto a humanidade não tomar conhecimento da sua causa, da origem de sua causa e da base da origem da causa de si mesma, continuará como um animal qualquer, aliás, não qualquer, mais o pior predador da face da Terra. A falta de conhecimento verdadeiro está destruindo a humanidade e o planeta. Mas, o bicho homem se acostumou com a matéria, mesmo vendo a vidinha primária que leva e o submete a todo tipo de sofrimento e, por isso, não se conforma com o sofrimento e a morte. Será que não deu para atinar que não somos daqui? Se fôssemos, seríamos eternos. Estamos todos fora do nosso natural, inclusive este universo em que vivemos. E onde está este saber? Onde está este conhecimento? Na própria natureza. Ela que nos gera, cria, comanda e mantém, é soberana. Então, fácil se concluir que somente nela podemos buscar todas as respostas da questão humana e de todos os seres. Onde encontrar este saber? No Brasil mesmo, na cultura natural da natureza à disposição de toda a humanidade, a CULTURA RACIONAL. Quem realmente busca soluções deve pesquisar todas as fontes, sem preconceitos. A NATUREZA TUDO É. E NÓS, NADA SOMOS! (RACIONAL SUPERIOR, UM SER EXTRATERRENO, DO MUNDO DE ONDE SOMOS ORIGINÁRIOS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.