O que provoca o aumento das mudanças climáticas?

Você já parou pra pensar que a cada ano que passa, os climas e as estações estão ficando cada vez mais confusos?

Até mesmo quando nos preparamos para uma viagem no verão planejada há meses atrás, o clima de chuva pode ser o principal fator que impede a viagem de ser realizada de forma satisfatória.

E se você acredita que as mudanças climáticas são algo normal, nós vamos te mostrar nesse post que alguns hábitos e fatores muito comuns são os pontos mais cruciais para provocar mudanças forçadas no clima.

Quer saber quais são os hábitos cotidianos de milhares de empresas que acabam prejudicando grandemente o meio ambiente?

Nesse post você verá o que são as mudanças climáticas, quais os fatores que normalmente provocam as variações e quais os principais agentes causadores da desordem na natureza. Não deixe de ler nosso post!

O que são as mudanças climáticas?

De forma básica, as mudanças climáticas, ou mudanças no clima, são o resultado da alteração da temperatura, precipitação, nebulosidade, entre outros. De outra forma, são a variação entre os dias de sol, chuva, etc.

Normalmente, as mudanças climáticas acontecem com muita frequência. Hoje em dia, também temos como nos amparar e saber sobre as variações do clima por meio dos estudos e pesquisas de meteorologia.

No entanto, o clima é mais variável e isso é totalmente normal. Entretanto, com algumas práticas que as empresas frequentemente tomam, especialmente as indústrias, ocorre ainda mais variações nas mudanças climáticas.

E o resultado disso? Aumento no aquecimento global, aparecimento de chuvas ácidas, incêndios florestais, entre outros desastres considerados como “naturais”.

Por essa razão, os hábitos pensados em promover a sustentabilidade e a prevenção do meio ambiente também estão cada vez mais sendo reconhecido pelas pessoas.

Uma empresa que produz resina epóxi pode contribuir para agravar as calamidades no ambiente, por exemplo.

No entanto, se a mesma também realizar hábitos sustentáveis e transformar os processos de fabricação da resina o mais natural possível, a indústria estará contribuindo para o meio ambiente!

O que forçam o maior índice de mudanças climáticas?

Agora que já entendemos sobre o que se trata as mudanças climáticas, veja abaixo quais são os principais fatores que influenciam o maior índice nas mudanças do clima no planeta:

Aumento das gases no efeito estufa

De forma bem simples, o efeito estufa é a consequência da quantidade de calor retido que o sol transmite para a terra.

Para exemplificarmos melhor, imagine que, quando você estaciona seu carro em algum lugar ensolarado e, depois de algumas horas, volta para o automóvel, ele está muito mais quente.

Isso acontece, pois o calor que os raios solares transmitem para o carro refletem de volta. No entanto, grande parte do calor penetra o automóvel e não é refletido, fazendo com que ele fique mais quente em questão de temperatura e densidade.

O efeito estufa tem como prioridade manter o equilíbrio entre as temperaturas do planeta. No entanto, o aumento dele pode gerar uma elevação no aquecimento global, por exemplo.

Outros fatores maléficos que são derivados do aumento do efeito estufa são os incêndios florestais, secas, entre outros.

E por falar no aquecimento global, veja abaixo sobre o próximo tópico que fala sobre a elevação do aquecimento em nosso planeta:

Aumento do aquecimento global

O aumento do aquecimento global pode ser dado a partir de diversos fatores. As principais causas são a poluição, as queimadas e o desmatamento. Exatamente como pensamos, são razões muito básicas e que estão inseridas profundamente nos hábitos mundiais.

Empresas que fabricam todos os tipos de produtos, como grama sintética decorativa, produtos de decoração, entre outros, podem acabar contribuindo para o aumento da poluição se não estarem totalmente atentas aos seus hábitos.

Incêndios florestais forçados

Muitas pessoas e empresas forçam alguns acontecimentos naturais, que agravam ainda mais a situação do planeta. O mais comum entre os procedimentos forçados são os incêndios florestais.

Queremos enfatizar que isso é muito comum os incêndios florestais acontecerem em certas regiões ou épocas do ano.

No entanto, milhares de empresas causam incêndios florestais de propósito para usar as matérias primas a seus próprios benefícios.

Além de contribuir para tudo que nós já falamos, como o aumento do efeito estufa e, consequentemente, aumento do aquecimento global, isso também acaba com a boa qualidade do ar em grande parte da região onde há esses ocorridos.

E, como resultado disso, os incêndios também promovem a maior variação climática em diversas partes do planeta!

Desmatamento

Mais uma causa muito comum é o desmatamento. Já é totalmente comum as pessoas e empresas fazerem o desmatamento de árvores e de todo solo verde, com a intenção de construírem prédios, casas, avenidas e outros locais diversos, não é mesmo?

No entanto, o desmatamento é uma das maiores causas que provocam as mudanças climáticas.

Consequências das mudanças climáticas

Aumento do aquecimento global, elevação do efeito estufa e redução da qualidade do ar já foram tratadas ao longo do post. Mas é só isso que as mudanças climáticas proporcionam?

A resposta é NÃO! As variações no clima afetam em muitos outros fatores, como o derretimento das calotas polares, por exemplo.

Por sua vez, as calotas polares se relacionam com a região mais elevada (em questão de latitude) do nosso planeta, ou seja, o pólo norte e o polo sul.

Essas calotas, com o maior índice do aquecimento global podem ser derretidas, matando uma quantidade densa animais e pessoas que habitam essas regiões.

Outra consequência das mudanças climáticas é o aumento no nível dos oceanos. Com isso, estamos nos referindo ao aumento de desastres naturais como tsunamis e inundações diversas

Por essa razão, caso você tenha um negócio, como uma empresa de alpinismo industrial, é importante fazer sempre campanhas de preservação do meio ambiente e de sustentabilidade!

Além disso, você também pode criar estratégias para ser o menos agressivo possível nos processos que agridam o meio ambiente! Juntos, podemos conseguir mudar o mundo!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, atualmente mora em Campinorte/GO, mas por 15 anos foi uma apaixonada residente de Palmas/TO e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora e ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.